terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Pré-História - Questões Vestibulares






Caros colegas,
Reservo esse post ao tema "Pré-História. 
Seguem 35 questões sobre o tema e uma dica de filme. A imagem que vocês vêem acima é do maravilhoso filme de Jean-Jaques Annaud entitulado "Guerra do Fogo". Embora a produção do filme seja antiga (1981), considero a melhor obra sobre a Pré-Historia, com grandes interpretações (não deve ter sido fácil trabalhar com toda aquela maquiagem e cenografia) e com belíssima fotografia. É possível analisar os diferentes estágios de cultura (paleolítico e o neolítico), a importância do fogo na Pré-Historia e a interação cultural entre os diferentes grupos humanos, entre outros muitos elementos interessantes que o filme proporciona. Fica a dica.
Bom filme e bons estudos.


 Questões de Vestibular: Pré-história

(UFRR/RR) - Questão 1:
Considere as afirmações sobre o período paleolítico:
I - Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno;
II - Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência;
III - Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos. Habitavam em cavernas, copas de árvores, saliências rochosas, ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou de pele de animais;
IV - Os instrumentos ou ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para fabricar seus instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar.
Em relação às proposições acima podemos afirmar que:
A - Todos os itens são falsos.
B - Todas estão corretas.
C - Apenas o item I é verdadeiro.
D - Apenas o item II é falso.
E - Os itens II, III e IV são falsos.

(UFMS) - Questão 2:
O Monumento megalítico, ou megálito, do grego mega, megalos, grande, e lithos, pedra, designa uma construção monumental com base em grandes blocos de pedras rudes. Stonehenge é um monumento megalítico, localizado próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, cerca de 13 quilômetros a Noroeste de Salisbury, na Inglaterra.
A que época histórica pertence o monumento megalítico ou megálito?
A - Idade do Bronze.
B - Classicismo.
C - Renascimento.
D - Antiguidade Clássica.
E - Período Helenístico.

(UDESC) - Questão 3:
A pré-história do Brasil tem sido alvo de reflexões e pesquisas recentes, evidenciando a existência de populações numerosas, na configuração dos sambaquis.
A partir dessa afirmativa, é incorreto dizer que:
A - Os homens e as mulheres dos sambaquis se alimentavam exclusivamente da caça e coleta de frutos silvestres, o que levou ao extermínio, pela falta de alimento adequado.
B - No litoral do Brasil, que vai do Sul da Bahia ao Rio Grande do Sul, existem aglomerados de concha, chamados de concheiras ou sambaquis, em cujo interior se encontravam vestígios dos antigos habitantes.
C - Existem sambaquis com até 8 mil anos de antiguidade.
D - No litoral de Santa Catarina os sambaquis atingem proporções que impressionam, com até 30 metros de altura (o que equivale a um prédio de dez andares).
E - No interior dos sambaquis são encontrados esqueletos humanos, o que evidencia sua utilização para rituais funerários.

(UDESC) - Questão 4:
O estudo da Pré-História abrange um longo período da história humana. Uma das periodizações mais conhecidas distingue pelo menos dois grandes períodos. Sobre esses períodos e suas distinções, é incorreto afirmar:
A - No período denominado como neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das maiores conquistas desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos metais.
B - De modo bem geral, o período paleolítico está para as sociedades de caçadores-coletores assim como o período neolítico está para a agricultura e a criação de animais.
C - Tanto o termo paleolítico quanto o neolítico referem-se à forma de tratamento da pedra.
D - O período denominado como paleolítico se inicia há aproximadamente 4 milhões de anos, e se estende até cerca de 10000anos.
E - O período denominado como neolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até, aproximadamente, 4000 a.C.

(UEMS) - Questão 5:
Os homens das sociedades pré-históricas, gradativamente, superam suas limitações físicas e de raciocínio, bem como de adaptação ao meio, criando condições materiais para garantir sobrevivência e expansão geográfica. Sobre esse longo período, no qual viveram essas sociedades, é correto afirmar que:
A - a principal conquista do Neolítico foi o domínio do fogo, que possibilitou ao homem defender-se de animais, cozer os alimentos, aquecer-se no frio e sedentarizar-se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrícolas.
B - a principal conquista do Paleolítico foi a Revolução Agrícola, que possibilitou ao homem se tornar sedentário e garantir sua alimentação.
C - o Mesolítico é a fase de transição entre o Neolítico e o Paleolítico inferior.
D - o Peleolítico Superior é o período mais extenso da Antiga Idade da Pedra, no qual temos o surgimento do homo sapiens.
E - o Paleolítico é caracterizado como período da pedra lascada, em que o homem era nômade e travava a luta pela sobrevivência tendo por base a caça, a pesca e a coleta.

(UFBA) - Questão 6:
Os usos, os costumes, as tradições, as técnicas e as formas de ser que caracterizam os povos ao longo da história da humanidade e que constituem a cultura relacionam-se e influenciam-se mutuamente.
Com base nessa afirmação e nos conhecimentos sobre cultura, pode-se concluir:
1 - Costumes cotidianos e técnicas de produção de utensílios eram passados de um povo para outro desde a Antiguidade, através do comércio, das campanhas militares e das migrações sistemáticas.
2 - A tradição oral como fonte de recuperação da memória nas sociedades modernas foi extinta e superada pelo aparecimento da escrita e do registro gráfico dos fatos acontecidos ao longo da história dessas sociedades.
4 - As expressões populares da cultura caracterizam-se pela diversidade de formas e origens, pela espontaneidade e pela marca das experiências regionais, o que contribui para a formação da consciência regional dos diferentes grupos sociais.
8 - A dominação política e militar por povos culturalmente diferentes daqueles que foram conquistados pode resultar em variadas formas de síntese cultural, observadas, dentre outras, através de transformações produzidas nas línguas faladas entre eles.
16 - Os povos ágrafos, por não usarem a escrita, valem-se de outros recursos para se comunicar, destacando-se, dentre esses, os rituais, as festas e as cerimônias, de cunho religioso e/ou profano.
32 - A preservação de hábitos do cotidiano e de valores sociais antigos, por parte de populações das áreas rurais brasileiras, tem contribuído para impedir a penetração dos meios de comunicação mais eficientes, a exemplo do rádio e da televisão.

(UFMS) - Questão 7:
A respeito do processo de evolução que favoreceu o surgimento do Homo sapiens moderno, pode-se dizer que:
A - recentes pesquisas arqueológicas atestam que a origem da humanidade se deu na Ásia e que o Homo floresiensis, encontrado na Ilha da Flores, Indonésia, foi a primeira espécie do gênero Homo conhecida em todo o planeta;
B - ao que tudo indica, logo que o homem moderno sugiu na África, há cerca de 120 mil anos, a diversidade ambiental do planeta induziu o processo de diversificação genética e morfológica da nossa espécie;
C - na década de 1970, na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, arqueólogos brasileiros e franceses desenterraram a famosa Luzia, nome que deram ao esqueleto de uma mulher que ali viveu há cerca de 200 mil anos. Portanto, ao contrário do que se pensava, o Brasil é um fortíssimo candidato a ser o país onde pode ter surgido o homem moderno;
D - o Homo sapiens moderno surgiu diretamente da evolução do Homo sapiens neanderthalensis e do Homo erectus, que viveram na Europa centro-oriental, entre 200 e 15 mil anos atrás;
E - a medida que houve o processo de evolução biológica, uma das tendências marcantes foi a diminuição da capacidade craniana dos australopitecus, os primeiros hominídeos, até o Homo sapiens sapiens, a nossa epécie.

(UFMS) - Questão 8:
A respeito da “Revolução Neolítica”, também conhecida como “Revolução Agrícola”, é correto afirmar que:
A - significou uma radical mudança no modo de vida das sociedades humanas, haja vista que elas se tornaram menos sedentárias e mais dependentes da caça e da coleta para a sua sobrevivência;
B - nas Américas, a “Revolução Neolítica” corresponde ao período chamado de “Paleoíndio”, ou seja, aquele referente aos primeiros povoados do continente;
C - teve início devido a vários fatores, entre os quais as mudanças climáticas de repercussão planetária e o aumento da população humana em certas regiões do globo;
D - o desenvolvimento da agricultura se deu de forma independente e dissociada do processo de domesticação de animais como bois, carneiros, porcos e patos, entre outros, seja nas Américas, seja na África e na Eurásia;
E - via de regra, tanto nas Américas como na Eurásia, mulheres tiveram pouco ou nenhum papel relevante no processo de produção de vegetais domesticados e na criação de animais.

(UFMS) - Questão 9:
A passagem da locomoção quadrúpede para a bípede exigiu mudanças substanciais na estrutura anatômica do corpo. Os humanos têm membros posteriores mais curtos, uma pélvis mais achatada, dedos das mãos e pés retos, e uma região lombar reduzida quando a comparamos com as dos gorilas e chimpanzés. (LEAKEI, R. A origem da espécie humana.)
Estudos da Pré-História humana permitem concluir que o hominídeo mais primitivo é:
A - Homo sapiens;
B - Australopithecus afarensis;
C - Ramaphitecus;
D - Cro-Magnon;
E - Neandertalensis.

(UFPE) - Questão 10:
A construção da história está relacionada com a capacidade dos seres humanos de superar obstáculos. Desde os primeiros tempos, os homens e as mulheres lutaram contra as mais diversas dificuldades, buscando com suas invenções obter melhores condições de vida. Nessa construção, marcada também por inseguranças e incertezas, tivemos, no período Neolítico:
A - a superação de muitos obstáculos, mas nada que significasse mudanças culturais expressivas e trouxesse redefinições na vida social da época;
B - uma vida social baseada no sedentarismo dos grupos, trazendo dificuldades para uma maior exploração da natureza e melhoria das condições de alimentação;
C - invenções culturais expressivas, que levaram à superação de muitas dificuldades e a um maior domínio sobre a natureza;
D - a intensificação das guerras entre as tribos, que impediram o surgimento de uma organização social mais sedentária;
E - uma homogeneidade cultural, que aproximou os grupos sociais e ampliou o nomadismo e as atividades de caça e pesca.

(UNESP/SP) - Questão 11:
Nos últimos anos, apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e indícios sobre a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que:
A - as práticas agrícolas, até a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que, conforme os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca;
B - os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12 mil e 40 mil anos;
C - os restos de sepulturas e pinturas encontrados em cavernas de várias regiões do país indicam que os costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais indígenas nas reservas;
D - os sambaquis, vestígios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas;
E - os sítios arqueológicos da ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das Antilhas e América Central.

12. Sobre o surgimento da agricultura e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que:
a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita;
b) ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para a América;
c) como tantas outras invenções, teve origem na China, de onde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América;
d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na
América (México e Peru);
e) de todas as invenções fundamentais, a metalurgia e o comércio foram as que menos contribuíram para o ulterior progresso material do homem.

13. Estabeleça a relação entre as revoluções do Período Neolítico e o surgimento do modo de produção asiático.

14. "De um estado de barbárie homogêneo e mais ou menos estático, vai nascer a complexidade de aspectos do mundo moderno. Esta transformação, de consideráveis conseqüências, foi extraordinariamente rápida e começou durante o quarto milênio a. C. Longe de ser geral, ela se produziu em algumas regiões onde as condições de vida lhe eram favoráveis. Nessas regiões, a vida do homem modificou-se muito rapidamente, enquanto na maior parte do mundo o modo de existência primitivo persistiu durante séculos, talvez milênios." (J. Hawkes, Histoire de l'Humanité, Ed. UNESCO)
O texto refere-se à fase final do Neolítico, quando o homem desenvolveu novas técnicas e aprimorou seus conhecimentos. Identifique as transformações ocorridas nesse período.

Responda às questões 15 e 16 utilizando o seguinte código:
a) Se apenas I e II estiverem corretas
b) Se apenas II e III estiverem corretas
c) Se apenas I e III estiverem corretas
d) Se todas estiverem corretas
e) Se todas estiverem incorretas

15.
I. A arte nasceu no Paleolítico Superior.
II. Nas paredes de suas cavernas, os homens daquela época fizeram representações de cenas de caça.
III. A característica dessas pinturas era o naturalismo.

16.
I. Traços esquematizados são características da pintura neolítica.
II. Entre os monumentos megalíticos, destacamos os de Stonehege (Inglaterra).
III. As pedras fincadas no chão são denominadas cromlech e, quando estão dispostas em círculos, denominam-se menires.

17. Leia as afirmações abaixo:
I. As civilizações pré-históricas não se desenvolveram no mesmo período de tempo, nas várias regiões do mundo.
II. A divisão da Pré-História não pode fundamentar-se em acontecimentos, mas nos melhoramentos das técnicas com que eram fabricados os instrumentos.
III. Os monumentos megalíticos estariam associados ao culto dos mortos. a) Apenas I e II estão corretas
b) Apenas II e III estão corretas
c) Apenas I e III estão corretas
d) Todas estão corretas
e) Todas estão incorretas

18. No período Neolítico, a sociedade conheceu importantes transformações, exceto:
a) o início do processo de sedentarização;
b) a passagem do estado de selvageria para o de barbárie;
c) o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio;
d) a transição para uma economia coletora, pescadora e caçadora;
e) a utilização dos animais como força complementar à do homem.

19. "A partir de 18.000 a. C., com o fim da última Idade do Gelo, algumas regiões da Terra começaram a conhecer um processo regular de transbordamento dos grandes cursos fluviais, como o Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e Amarelo, tornando possível a prática da agricultura."
As civilizações que se desenvolveram ao longo desses rios formaram no seu conjunto:
a) o modo de produção escravista;
b) o modo de produção asiático;
c) o comunitarismo familiar;
d) o feudalismo despótico oriental;
e) o sistema mercantil escravista.

20. Quais os países do Oriente Médio atual que correspondem às regiões da Antigüidade Oriental, representadas pela Mesopotâmia, Fenícia, Palestina e Pérsia, respectivamente?
a) Irã-Iraque, Arábia, Israel e Síria;
b) Iraque, Líbano, Israel e Irã;
c) Líbano, Israel, Síria e Jordânia;
d) Iraque, Líbano, Irã e Israel;
e) Israel, Irã, Iraque e Líbano.

21. Leia as afirmações abaixo:
I. A arte nasceu no Paleolítico Superior.
II. Nas paredes de suas cavernas, os homens daquela época fizeram representações de cenas de caça.
III. A característica dessas pinturas era o naturalismo.
a) Apenas I e II são corretas
b) Apenas I e III estão corretas
c) Apenas I e III estão corretas
d) Se todas estão corretas
e) Todas estão incorretas

22. Leia as afirmações abaixo:
I. As civilizações pré-históricas não se desenvolveram no mesmo período de tempo, nas várias regiões do mundo.
II. A divisão da Pré-História não pode fundamentar-se em acontecimentos, mas nos melhoramentos das técnicas com que eram fabricados os instrumentos.
III. Os monumentos megalíticos estariam associados ao culto dos mortos.
a) Apenas I e II estão corretas
b) Apenas II e III estão corretas
c) Apenas I e III estão corretas
d) Todas estão corretas
e) Todas estão incorretas

23. Leia as afirmações abaixo:
I. Traços esquematizados são características da pintura neolítica.
II. Entre os monumentos megalíticos, destacamos os de Stonehege (Inglaterra).
III. As pedras fincadas no chão são denominadas cromlech e, quando estão dispostas em círculos, denominam-se menires.
a) Apenas I e II são corretas
b) Apenas I e III estão corretas
c) Apenas I e III estão corretas
d) Se todas estão corretas
e) Todas estão incorretas

24. "A partir de 18.000 a. C., com o fim da última Idade do Gelo, algumas regiões da Terra começaram a conhecer um processo regular de transbordamento dos grandes cursos fluviais, como o Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e Amarelo, tornando possível a prática da agricultura." As civilizações que se desenvolveram ao longo desses rios formaram no seu conjunto:
a) o modo de produção escravista;
b) o comunitarismo familiar;
c) o feudalismo despótico oriental;
d) o modo de produção asiático;
e) o sistema mercantil escravista.

25. Sobre o surgimento da agricultura e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que:
a) de todas as invenções fundamentais, a metalurgia e o comércio foram as que menos contribuíram para o ulterior progresso material do homem;
b) como tantas outras invenções, teve origem na China, de onde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América;
c) ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para a América;
d) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita;
e) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).

26. Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem pode-se afirmar que:
a) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso do homem.
b) como tantas outras invenções, teve origem na China donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
c) ocorreu no Oriente Próximo ( Egito e Mesopotâmia ) e daí se difundiu para a Ásia (Ìndia e China), Europa e, a partir desta, para a América.
d) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
e) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo ( Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Ìndia e China) e na América.

27. "De um estado de barbárie homogêneo e mais ou menos estático, vai nascer a complexidade de aspectos do mundo moderno. Esta transformação, de consideráveis conseqüências, foi extraordinariamente rápida e começou durante o quarto milênio a. C. Longe de ser geral, ela se produziu em algumas regiões onde as condições de vida lhe eram favoráveis. Nessas regiões, a vida do homem modificou-se muito rapidamente, enquanto na maior parte do mundo o modo de existência primitivo persistiu durante séculos, talvez milênios." (J. Hawkes, Histoire de l'Humanité, Ed. UNESCO)
O texto refere-se à fase final do Neolítico, quando o homem desenvolveu novas técnicas e aprimorou seus conhecimentos. Identifique as transformações ocorridas nesse período.
a) Surgimento da agricultura e vida urbana.
b) Surgimento da agricultura.
c) Surgimento da vida urbana.
d) Surgimento de um mundo moderno.

28. Estabeleça a relação entre as revoluções do Período Neolítico e o surgimento do modo de produção asiático.
a) Não há como estabelecer uma relação entre esses períodos.
b) O modo asiático, definido a partir da propriedade particular das terras, configurou-se no Oriente Médio e Próximo como produto das Revoluções Agrícola e Urbana, ocorridas no Período Neolítico.
c) O modo asiático, definido a partir da propriedade estatal das terras e do poder teocrático, configurou-se no Oriente Médio e Próximo como produto das Revoluções Agrícola e Urbana, ocorridas no Período Neolítico.
d) Nenhuma das anteriores estão corretas.

29. No período Neolítico, a sociedade conheceu importantes transformações, exceto:
a) a transição para uma economia coletora, pescadora e caçadora;
b) a utilização dos animais como força complementar à do homem;
c) a passagem do estado de selvageria para o de barbárie;
d) o início do processo de sedentarização;
e) o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.

30. UFRS Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.
I. As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominamse hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.
II. Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens, existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.
III. As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

31. UFMS O texto a seguir refere-se à Revolução Neolítica, ocorrida na Pré-História: “A primeira revolução que transformou a economia humana deu ao homem o controle sobre o abastecimento de sua alimentação. O homem começou a plantar, cultivar e aperfeiçoar, pela seleção, as ervas, raízes e árvores comestíveis. E conseguiu domesticar e colocar sobre sua dependência certas espécies de animais, em troca do alimento, da produção e da previsão que podia oferecer. Os passos estão intimamente relacionados.”
CHILDE, Vere Gordon. A Evolução Cultural do Homem. 5ª ed, Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p.770.
Sobre esse assunto, é correto que:
01. a domesticação de cabras, gado de chifre, ovelhas e porcos não fez parte da Revolução Neolítica no Velho Mundo.
02. o cultivo da cevada e do trigo também favoreceu um aumento da produção de alimentos e, por conseguinte, um significativo crescimento da população humana no vale do Nilo, região localizada no continente africano.
04. há cerca de 100.000 anos, aproximadamente 25% da população humana existe no planeta passou a adotar uma economia baseada na produção de vegetais e na criação de animais, abolindo a caça e a coleta de suas atividades econômicas.
08. o cultivo de batatas, cucurbitáceas, feijões e milhos, somando à criação de Lhamas e porcos da Índia, também marcaram a economia neolítica em algumas regiões da América do Sul e constituem um dos legados dos povos ameríndios à humanidade.
16. as revoluções econômicas ocorridas na Pré-história só foram possíveis porque os homens dispunham de um conjunto de experiências e conhecimentos acumulados ao longo de várias gerações.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

32. UFPB A historiografia costuma chamar as sociedades que se desenvolveram antes da invenção da escrita como “pré-históricas”. Os homens dessas sociedades paulatinamente superaram suas deficiências físicas e de raciocínio, bem como de adaptação ao ambiente,
onde passaram a criar condições materiais para sobreviver. Sobre esse longo período, em que viveram essas sociedades, afirma-se:
I. O paleolítico é caracterizado como o período da pedra lascada, em que a luta pela sobrevivência tinha por base a caça, a pesca e a coleta. Os homens eram nômades, viviam em bandos e habitavam as cavernas.
II. A principal conquista do neolítico foi o domínio do fogo, que possibilitou ao homem defender-se de animais, preparar alimentos, proteger-se do frio e sedentarizar-se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrícolas auto-suficientes.
III. Duas características marcaram a Idade dos Metais: a revolução urbana e o uso de instrumentos de metal na fabricação de utensílios e armas. Esse período se distingue pela harmonia entre os povos.
Considerando as afirmativas, está(ão) correta(s):
a) apenas I;
b) apenas II;
c) apenas III;
d) apenas I e II;
e) todas as alternativas estão corretas.

33. UFPE Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.
a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.
b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.
c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.
d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.
e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

34. UFPE Sobre os ancestrais do homem moderno, é falso afirmar que:
a) no Paleolítico inferior, viveram os primeiros bandos de Australopitecos, Pithecantropus, Sinantropus e Paleontropus, todos pertencentes à família dos homínidas;
b) os hominídeos do Pleistoceno, ao contrário dos homínidos do Paleolítico inferior, se constituíam em uma única espécie;
c) com base nos estudos dos artefatos produzidos pelos homínidos, foram classificadas duas culturas: a cultura do núcleo e a cultura das lascas;
d) vivendo em bandos, os hominídeos desenvolveram cooperação, produção e transmissão de conhecimento;
e) segundo estudos geológicos e paleontológicos, os ancestrais do Homo sapiens, assim como o Homo sapiens, última espécie hominídea, surgiu no Pleistoceno.

35. UFSE Sobre a Pré-história é correto afirmar que:
( ) A Pré-história corresponde à primeira etapa da evolução humana e antecede à Idade Antiga.
( ) A Pré-história teve início com o surgimento dos primeiros hominídeos, perto de quatro milhões de anos atrás, e estende-se até o aparecimento dos primeiros registros escritos, por volta de 4.000 a.C.
( ) A Pré-história, no Brasil, envolve todos os registros culturais da antiga cultura indígena.
( ) Os sítios arqueológicos situados no litoral brasileiro são em pequeno número e chamados de sambaquis ou concheiros.
( ) A arte rupestre abrange pinturas em cores, em branco e preto, sinais gravados, representações estranhas, comumente encontradas no Brasil, em paredes rochosas de grutas, em lajes de pedras ao ar livre, em fragmentos de rochas, em nichos pétreos,
enfim nas superfícies mais diversas e nos locais mais variados.

GABARITO:
1: B
2: A
3: A
4: A
5: E
6: 29
7: B
8: C
9: B
10: C
11: B
12: D
13: O modo asiático, definido a partir da propriedade estatal das terras e do poder teocrático, configurou-se no Oriente Médio e Próximo como produto das Revoluções Agrícola e Urbana, ocorridas no Período Neolítico.
14: Surgimento da agricultura e vida urbana.
15: D
16: A
17: D
18: D
19: B
20: B
21: D
22: D
23: A
24: D
25: E
26: E
27: A
28: C
29: A
30: D
31: 26
32: D
33: C
34: B
35: V – V – V – F – V

domingo, 30 de dezembro de 2012

O MERCANTILISMO E A EXPANSÃO MARÍTIMA

 
 Monumento aos navegadores. Portugal.


2- O MERCANTILISMO E A EXPANSÃO MARÍTIMA

A conquista da América pelos europeus deve ser entendida dentro de um contexto econômico vigente na época: o mercantilismo.
Portugal, e os outros países europeus, viviam em uma época onde o capitalismo ainda dava seus primeiros passos. Era denominado de capitalismo comercial ou mercantilismo e basicamente consistia na busca incessante por aumento do comercio para acumular metais preciosos (o metalismo) e se atingir a chamada Balança de Comercio Favorável (mais exportações e menos importações). Para tanto era necessário expandir esse comercio para além dos limites do território europeu pois esse já demonstrava ser limitado para as necessidades cada vez maiores de acumulo de capital da época. Esse fato aliado ao problema da escassez de metais preciosos na Europa fez esses países realizarem a Expansão Marítima através das grandes navegações que se iniciaram a partir do século XV. Essas grandes navegações propiciariam aos europeus a conquista de colonias, locais onde pudessem ser exploradas matérias primas e ao mesmo tempo se constituíssem em mercado consumidor dos produtos das metrópoles (os países europeus).
Existiam muitas dificuldades para a realização dessas navegações. Ainda existia muita influencia do teocentrismo, imposto pela Igreja que julgava ser a Terra o centro do universo e o mundo com forma plana.
Além disso existiam historias de monstros marinhos, sereias canibais, águas ferventes que poderiam derreter as embarcações e outras crenças que davam ao Oceano Atlântico o sugestivo nome de “Mar tenebroso”.
Apesar de tudo isso, esse período também vivia importantes mudanças econômicas. As antigas relações feudais de produção estavam pouco a pouco sendo substituídas por praticas capitalistas que acabavam mudando e interferindo também nas técnicas de produção, na sociedade (com o surgimento da burguesia), nas ciências, nas artes e até na religião. Gradativamente ia surgindo uma mentalidade mais humanista e individualista, em que a expansão do universo, tanto intelectual como material, se fazia necessária dadas as novas relações de produção, agora ditadas pela necessidade do acumulo de dinheiro.
O pioneirismo de Portugal e a conquista do Brasil
A burguesia, classe social surgida na Baixa Idade Média com o ressurgimento do comercio e das cidades, se alia aos reis, que durante praticamente toda Idade Média perderam seu poder para os Senhores Feudais. Dessa aliança surgem os Estados Nacionais que vão substituindo as antigas unidades produtivas medievais, os feudos. Essa aliança também foi fundamental para os projetos de expansão do comercio através das grandes navegações. Em Portugal tudo isso ocorreu primeiro e por essa razão também é que podemos entender o pioneirismo dos portugueses nas grandes navegações., depois seguidos por espanhóis, ingleses, franceses e holandeses.
Portugal conquista toda a costa oeste da Africa iniciando por Ceuta em 1415. Conseguem seu grande objetivo em 1498 quando alcançam finalmente as Índias com o navegador Vasco da Gama. As Índias (nome genérico que se dava ao oriente) eram muito desejadas em função da busca pelas chamadas especiarias orientais, que naquele período valiam muito no mercado europeu. Claro que nesse processo os portugueses exploravam também outros produtos como marfim, metais e pedras preciosas, madeiras e escravos (também entendidos como mercadoria no período).
Nesse contexto, dado o sucesso e lucros dados a coroa portuguesa pela expedição de Vasco da Gama, é que Portugal organiza uma nova expedição, muito mais aparelhada e armada, comandadas agora por Pedro Alvares Cabral, nobre recém-nomeado pelo rei D. Manuel como capitão mor da armada (treze caravelas) que seguiria para as Índias, com missão diplomática, comercial e militar. Antes, porem de se alcançar o território indiano, Cabral e seus marinheiros (cerca de 1400 homens) aportam no Brasil em 22 de abril de 1500 para fazer reconhecimento e tomar posse legal dessas terras.
Cabral ficou na então denominada Ilha de Vera Cruz (primeiro nome dado ao Brasil) até o dia 26 de abril, data da realização da primeira missa e depois seguiu para seu objetivo principal que era as Índias. Esse fato explica em parte o desinteresse inicial dos portugueses pelo Brasil em 1500, ou seja, estavam muito mais interessados em consolidar e se aproveitar do comercio das especiarias orientais, que naquele momento tornava Portugal o pais mais rico da Europa. Outro fator importante para entender esse desinteresse foi a frustração de não terem encontrado o tao cobiçado metal precioso (ouro) no Brasil, já que o contato inicial foi no litoral brasileiro. O ouro, como veremos mais a frente, foi encontrado em abundancia no Brasil, mas na região de Minas Gerais, no interior, portanto, do Brasil.


 TESTES


01. (UFAL) Ao contrário dos portugueses, que buscavam atingir as Índias contornando a costa africana, Colombo:

a) concentrou suas navegações na parte Norte da América, em busca de uma passagem ao Noroeste para o continente asiático;
b) dirigiu-se para o Oeste em busca da passagem Sudeste para o continente asiático;
c) planejou atingir o Leste, onde se encontravam as Índias, viajando no sentido Oeste;
d) Navegou pelo Oceano Atlântico em direção ao Canal da Mancha e Mar do Norte, seguindo as instruções do Rei de Portugal;
e) concentrou suas navegações na parte Leste, em busca de uma passagem Noroeste para as Índias.
                                
 
02. (UNIP)
"... Diziam os mareantes, que depois desse cabo não há nem gente nem povoado algum; a terra não é menos arenosa que os desertos da Líbia, onde não há água, nem árvores, nem erva verde; e o mar é tão baixo, que a uma légua da terra não há fundo mais que uma braça."

O texto faz referência à época:

a) das Grandes Navegações no início da Idade Média;
b) da Revolução Industrial na Idade Contemporânea;
c) do expansionismo marítimo lusitano;
d) das navegações fenícias;
e) do neocolonialismo.

 
03. A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo:

a) estabelecer uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente;
b) procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;
c) combater a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;
d) confirmar a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;
e) verificar as possibilidades de exploração de mão-de-obra escrava.

04. Associe corretamente:

(A) Caboto              I.   Dinastia que iniciou as navegações francesas.
(B) Valois               II.  A serviço da Inglaterra, atingiu a região do Labrador.
(C) Francis Drake    III. Fundador da Nova França.
(D) Walter Raleig     IV. Realizou a segunda viagem de circunavegação.
(E) Jacques Cartier  V.  Criador da colônia da Virgínia.

a) A - I; B - III; C - IV; D - V; E - II
b) A - IV; B - II; C - III; D - V; E - I
c) A - II; B - I; C - IV; D - V; E - III
d) A - V; B - IV; C - II; D - III; E - I;
e) A - IV; B - V; C - II; D - I; E - III

05. (UNIFENAS) Destaca-se como resultado das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos a:

a) diminuição do comércio entre Europa e Novo Mundo, com a hegemonia do mar Mediterrâneo;
b) formação de novos impérios na África e na Ásia, com a ampliação do comércio entre os dois continentes;
c) defesa das culturas nativas das Américas pelo Clero e pelo Estado;
d) abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico;
e) preservação da autonomia política das nações conquistadas, a exemplo do México e do Peru.

 
06. "O apoio financeiro da classe mercantil foi decisivo para o sucesso do movimento revolucionário, que faz surgir um novo Estado Nacional, mais forte e mais centralizado, e eminentemente mercantilista."

O movimento revolucionário mencionado no texto e referente à História de Portugal está ligado:

a) à Reconquista cristã do território português aos árabes;
b) à atuação de Afonso Henrique de Borgonha, fundador do Reino de Portugal;
c) à ascensão do Mestre de Avis ao trono português;
d) à dominação dos Felipes sobre Portugal;
e) à Restauração Portuguesa, que marca o fim da dominação espanhola.

 
07. Sobre as Navegações e os Descobrimentos, assinale a alternativa falsa:

a) Com os Descobrimentos, o eixo-econômico transferiu-se do Mediterrâneo para o Atlântico.
b) O Canadá foi explorado principalmente pelos franceses.
c) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal.
d) A Espanha retardou a sua participação na Expansão Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo de unificação política.
e) A primeira viagem de circunavegação foi realizada pelo português Fernão de Magalhães.

 
08. Entre as principais conseqüências da Expansão Marítima, encontramos, exceto:

a) o descobrimento de metais preciosos no Novo Mundo e a aceleração da acumulação capitalista;
b) a descoberta de novos mercados, fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados;
c) a mudança do eixo econômico europeu, do mar Mediterrâneo para os oceanos Atlântico e Índico;
d) a formação dos impérios coloniais, vinculados ao Sistema Colonial Tradicional e ao processo de europeização do mundo;
e) o renascimento da escravidão em bases capitalistas e o desenvolvimento do mercantilismo.

 
09. (FGV) Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que:

a) os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleolítica do desenvolvimento humano;
b) os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não
por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura;
c) os índios brasileiros falavam todos a mesma "língua geral" tupi-guarani;
d) os tupis do litoral não precisavam conhecer a agricultura porque tinham pesca abundante e muitos frutos do mar de conchas, que formavam os "sambaquis";
e) os índios brasileiros, como um todo, não tinham homogeneidade nas suas variadas culturas e nações.

 
10. Os povos pré-colombianos, maias, astecas e incas, já apresentavam uma notável organização. O estágio de desenvolvimento em que se encontravam era:

a) a selvageria
b) a barbárie
c) a transição de selvagem para barbárie
d) a civilização
e) o Paleolítico


Resolução:
01. C
02. C
03. A
04. C
05. D
06. C
07. C
08. B
09. A
10. D