O Colosso de Rhodes |
Difícil entender o mundo contemporâneo sem estudar a cultura grega, responsável por várias criações nas artes, instituições políticas, filosofia, arquitetura, entre outras grandes contribuições.
Na sequência seguem 50 questões vestibulares que com certeza lhe ajudará muito a compreender a formaçao, desenvolvimento, auge e declínio dessa que é uma das mais importantes civilizações da nossa História Antiga.
Pode parecer muito, mas a grande quantidade de exercícios se explica pela importância do tema e sua grande recorrência nos vestibulares das grandes instituições universitárias do país.
Bons estudos!!
(UFPE) -
Universidade Federal de Pernambuco -
Questão
1:
A
construção da narrativa histórica é feita não só por meio de
consulta a acervos oficiais, mas também por depoimentos e
interpretações do significado da cultura produzida na sociedade
humana. Nesse sentido, na Grécia, escrevendo suas narrativas sobre
a época, Heródoto:
A -
enfatizou o heroísmo dos atenienses, destacando o valor da pesquisa
como base para o rigor científico, à semelhança de historiadores
positivistas.
B -
seguiu o modelo de análise estruturado, relacionando causas e
consequências, como nos relatos de Tucídides sobre a Guerra do
Peloponeso.
C -
preocupou-se em ressaltar o valor da memória na vida dos povos
estudados pela História, para evitar o esquecimento dos seus
feitos.
D -
afirmou a existência de uma superioridade racial dos gregos,
fortalecendo o etnocentrismo comum na Antiguidade europeia.
E -
aproveitou suas viagens para colher depoimentos importantes e
escrever suas narrativas, preocupado em focalizar os costumes dos
povos.
(UERN) -
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -
Questão
2:
ACRÓPOLE.
Acrópole significa cidade alta. De modo geral, toda cidade grega
possuía a sua acrópole, isto é, a parte alta em contraste com a
parte baixa. Não era comum que a acrópole ficasse situada no
centro da cidade, como no caso de Atenas. A posição da acrópole a
transformava no baluarte natural de defesa e, primitivamente
(séculos XVIII-XII a.C.), na sede do poder político.
Conquistar
a acrópole era derrotar a cidade. No século VI a.C., quando os
tiranos tomam o poder, eles o fazem dominando a acrópole.
ÁGORA.
Praça pública das cidades gregas, parte essencial da polis, sendo
ponto convergente de inúmeras atividades sociais, econômicas,
religiosas e culturais. Sua função dominante, porém, era
política, e o lugar, democrático por excelência. No decorrer da
época arcaica (séculos VIII-VI a.C.), a vida política da cidade
transferiu-se lentamente da acrópole para a ágora que,
rapidamente, se tornou o centro de toda a comunidade. Na ágora
concentravam-se as assembleias, os tribunais e demais edifícios
administrativos e políticos. Concomitantemente, cresceu sua
significação no plano religioso: ali podiam ser encontrados
altares, santuários, túmulos de heróis. Várias cerimônias
populares e cívicas se desenrolavam também na ágora, como, por
exemplo, as dionisíacas. (AZEVEDO,1990, p. 13 -16).
O
deslocamento do poder político da acrópole para a ágora faz
parte, no contexto da evolução dos sistemas democráticos, da
Antiguidade aos dias atuais, da
A -
permanência, na Grécia Antiga, de uma sociedade desigual, dividida
em classes, que separava a população por critérios de cidadania.
B -
transferência do modelo da democracia direta da Grécia Antiga para
as sociedades hoje existentes.
C -
separação entre interesses políticos e econômicos, tanto na
Grécia Antiga quanto nas sociedades contemporâneas.
D -
defesa da democracia pelos países ricos como mecanismo para
independência econômica das nações em desenvolvimento.
(UCS/RS)
- Universidade de Caxias do Sul -
Questão
3:
Relacione
os deuses da mitologia grega, indicados na Coluna A, às
características que os identificam, listadas na Coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
1.
Afrodite ( ) Deusa da fertilidade, das frutas e das colheitas.
2.
Ártemis ( ) Deus dos oceanos e das águas.
3.
Deméter ( ) Deusa da lua e da caça, protetora dos animais e das
crianças.
4.
Posseidon ( ) Deusa da beleza e do amor.
Assinale
a alternativa que completa correta e respectivamente os parênteses,
de cima para baixo.
A - 1,
2, 3, 4
B - 3,
4, 2, 1
C - 4,
3, 2, 1
D - 2,
4, 1, 3
E - 3,
4, 1, 2
(PUC-RS)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
Questão
4:
INSTRUÇÃO:
Para responder à questão, considere as afirmativas abaixo, sobre a
cidade-estado (polis), base da organização sociopolítica da
Grécia Antiga.
I.
Esparta, que englobava as regiões da Lacônia e da Messênia, e
Atenas, que correspondia a toda a região da Ática, eram exceções
quanto à grande dimensão territorial, se comparadas à maioria das
demais cidades-estado.
II. As
cidades-estado consolidaram suas estruturas fundamentais no chamado
período arcaico da história grega e conheceram sua máxima
expressão política e cultural durante o período clássico.
III. A
acrópole, parte alta da zona urbana da polis, concentrava as
atividades econômicas essenciais para o sustento material da
cidade, suplantando a produção agrícola da zona rural nesse
setor.
IV. As
cidades-estado formavam unidades politicamente autônomas e
economicamente autossuficientes, não tendo desenvolvido processos
significativos de expansão territorial por colonização de novas
áreas até o período helenístico.
Estão
corretas apenas as afirmativas
A - I e
II.
B - II e
III.
C - III
e IV.
D - I,
II e IV.
E - I,
III e IV.
(UFRGS)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul -
Questão
5:
Considere
o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
Para um
grande número de historiadores, a Atenas do século V a.C.
tornou-se um modelo de democracia e de liberdade. Entretanto, esse
modelo de democracia tem sido questionado, porque, em Atenas,
1 – a
sociedade era dividida em três classes distintas: cidadãos,
metecos e escravos.
2 – a
democracia e a liberdade eram limitadas a uma minoria composta por
homens adultos nascidos em solo ateniense.
3 – a
ação da Assembleia Popular era limitada pelo Conselho dos
Quinhentos, que preparava os projetos de lei a serem votados.
Quais
propostas estão corretas?
A -
Apenas 1.
B -
Apenas 2.
C -
Apenas 3.
D -
Apenas 1 e 2.
E - 1, 2
e 3.
(UFSC/SC)
- Universidade Federal de Santa Catarina -
Questão
6:
Entre os
pobres muitos se dirigem a terras estranhas, vendidos e cobertos de
correntes [...].
Quantos
dos que tinham sido vendidos, uns injustamente, outros com justiça,
fiz voltar para Atenas, sua pátria, fundada pelos deuses [...].
Dei
liberdade a outros que, aqui mesmo (em Atenas), sofriam servidão
indigna e tremiam diante do humor dos patrões.
Eis o
que realizei, graças à soberania da lei, fazendo com que a força
e a justiça agissem concordemente.
Sólon,
Elegias. Apud HOLANDA, S. Buarque de. História da Civilização. 6.
ed. São Paulo: Nacional, 1979. p. 58.
Com base
no texto acima e nos seus conhecimentos sobre a sociedade e a
democracia ateniense, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
1 - Na
experiência democrática vivida pelos atenienses durante o período
helenístico, a escravidão foi eliminada através da legislação
elaborada por Sólon, sobrevivendo apenas a servidão voluntária.
2 - As
leis de Sólon, consideradas avançadas para a época da sua
promulgação, admitiam a escravização dos endividados ou filhos
de escravos, pois a perda de direitos individuais não feria os
princípios da democracia ateniense.
4 - Na
sociedade ateniense, as três principais classes sociais eram
representadas por: cidadãos nobres, homens livres nascidos de pai e
mãe ateniense; metecos, estrangeiros autorizados a viver na Ática;
e escravos, prisioneiros de guerra ou filhos de escravos.
8 -
Drácon publicou as primeiras leis escritas em Atenas e com elas
reforçou o direito dos nobres de interpretar as leis segundo as
próprias conveniências, dando origem à tirania e ao adjetivo
“draconiano”, que significa severo, rígido.
16 - As
manifestações de descontentamento com as leis de Drácon fez com
que a administração de Atenas fosse confiada ao arconte Sólon,
que realizou importantes reformas: proibiu a escravização de
pessoas endividadas e perdoou as dívidas dos pequenos lavradores,
devolvendo-lhes as terras perdidas.
32 - As
reformas implantadas por Sólon foram rechaçadas pelos tiranos,
nobres empobrecidos pelas decisões democráticas, tomadas em praça
pública e com a participação de toda a população de Atenas.
(MACKENZIE/SP)
- Universidade Presbiteriana Mackenzie -
Questão
7:
Frank
Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida em
438 a.C, na Grécia, para escrever “Os 300 de Esparta”. A
adaptação da história em quadrinhos de Miller foi levada ao
cinema, em 2006, pelo diretor Zack Snyder, com o título “300”.
A respeito do contexto das Guerras Médicas (500-479 a.C), tema
abordado no filme, assinale a alternativa correta.
A - O
domínio e a expansão naval fenícia ameaçavam a hegemonia da
Grécia sobre o mar Egeu, o que ocasionou a formação de uma
aliança defensiva grega.
B -
Desenvolvendo uma política imperialista, Atenas entrou em conflito
com Esparta que, agrária e oligárquica, permaneceu fechada à
expansão territorial.
C - O
expansionismo persa, que já havia dominado cidades gregas da Ásia
Menor e estabelecido o controle persa sobre rotas comerciais do
Oriente, ameaçava a soberania da Grécia, tornando inevitável o
conflito grego-pérsico.
D -
Esparta, por priorizar a formação física e militar, cultivando no
indivíduo o patriotismo incondicional ao Estado, liderou a ofensiva
grega contra os assírios, que ameaçavam as instituições
democráticas gregas.
E - O
forte espírito militarista presente na cultura helenística e
difundido em todas as pólis gregas permitiu que, no conflito contra
os medos, a Grécia obtivesse a supremacia militar e se sagrasse
vencedora.
(UNAMA/PA)
- Universidade da Amazônia -
Questão
8:
Analise
o texto abaixo que representa a história dos deuses gregos
Perséfone (Deusa das estações do ano) e Hades (Dono do mundo
subterrâneo ou do inferno).
Mito de
Perséfone: Perséfone foi raptada do Olímpo por Hades. Sua mãe,
Demétris (deusa da agricultura), entristeceu e acabou por se
descuidar de suas tarefas, deixando as terras tornaram-se estéreis.
Também Perséfone recusou-se a ingerir qualquer alimento, em sinal
de sua não aceitação a Hades. Deméter, junto com Hermes, foram
buscá-la do mundo dos mortos. Contudo, Perséfone havia comido uma
romã e daí concluiu-se que não tinha rejeitado inteiramente
Hades. Assim, estabeleceu-se um acordo: ela passaria metade do ano
junto a seus pais, quando seria a eterna adolescente cheia de vida,
e o restante do ano com Hades, quando se tornaria a sombria
Perséfone. Este mito justifica o ciclo anual das estações do ano
e das colheitas para os antigos gregos.
(Tradução
livre da www.wikipedia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pers%C3%A9fone
acessada em 30/05/2009).
Por seus
conhecimentos e pelo texto acima, é correto afirmar que, para os
gregos, as diferentes estações do ano significavam épocas em que:
A - às
vezes se plantava e colhia com abundância (no verão quando
imperava o casamento de Hades e Perséfone no fogo do inferno) e às
vezes não se fazia nada (quando Perséfone estava no Olimpo com sua
mãe e a terra vivia o inverno).
B -
igualmente se plantava e colhia em todas as estações. Isto se
justifica, porque Perséfone, ao comer a romã, trouxe fertilidade
ao reino de Hades e, no Olimpo, ela já existia devido à presença
de Demétris, deusa da agricultura.
C - ora
existia vida, calor e fertilidade na terra (quando Perséfone estava
junto com sua mãe Demétris), ora havia tristeza, frio e
infertilidade na terra (quando a mesma deusa ia para o trono de
Hades).
D -
havia momentos de tristeza e do uso do trabalho escravo para se
plantar na terra (no inverno quando Perséfone melancólica estava
ao lado de sua mãe no Olimpo) e outra época das pragas e frio na
terra quando Perséfone ia para o reino de Hades e não se podia
plantar nada.
(UEPA) -
Universidade do Estado do Pará -
Questão
9:
“Atenas
era uma cidade extraordinariamente cosmopolita. Um ateniense poderia
observar milhares de imigrantes temporários e permanentes de outras
cidades gregas ou de terras não gregas trabalhando a sua volta,
muitas vezes fazendo exatamente o mesmo trabalho que ele, sem,
contudo, compartilhar de nenhum de seus direitos de cidadão. A
característica mais marcante da cidadania ateniense é que, quando
viajava para além dos limites de sua própria pólis, era
imediatamente privado de seus direitos políticos”.
(JONES,
Peter V. O mundo de Atenas: uma introdução à cultura clássica
ateniense. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 156) (Grifo do
Autor)
No que
se refere à democracia ateniense, é correto afirmar que:
A -
apesar da não inclusão de estrangeiros na cidadania ateniense, as
leis da pólis ateniense eram amplas e incluíam direitos e deveres
dos metecos.
B - o
cosmopolitismo ateniense contribuiu para diversos avanços
intelectuais e econômicos da cidade-estado ateniense, mas não
interferiu na constituição de um sistema político democrático
que realmente incluísse estrangeiros, mulheres e escravos na
cidadania. C - a manutenção da escravidão durante a vigência da
democracia ateniense foi um fator impeditivo e desestruturante do
regime democrático na cidade-estado.
D - a
transição da Aristocracia para a Democracia, na Atenas do período
clássico, se baseou nas reformas de Drácon e Sólon, que
pretendiam restringir o poder dos eupátridas (nobres), em favor da
ampliação dos direitos dos cidadãos: homens, mulheres, nativos e
estrangeiros.
E - a
cosmopolita sociedade ateniense do século V a.C. deu origem à
democracia como regime político derivado da convivência
multicultural de nativos atenienses e estrangeiros, chamados
metecos, oriundos de civilizações mediterrâneas diversas.
(UFPA) -
Univesidade Federal do Pará -
Questão
10:
O texto
abaixo analisa o mundo do trabalho na Grécia Antiga.
“Ao
lidarmos com escravos, não deveríamos permitir que fossem
insolentes para conosco, nem deixá-los totalmente sem controle.
Aqueles que cuja posição está mais próxima das dos homens livres
deveriam ser tratados com respeito; aqueles que são trabalhadores
deveriam receber mais comida. Já que o consumo de vinho também
torna homens livres insolentes [...], é claro que o vinho jamais
deveria ser dado a escravos, ou só muito raramente.”
Aristóteles
(Século IV a.C.) In: CARDOSO, Ciro Flamarion. O trabalho
compulsório na antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 108.
Sobre
esse mundo do trabalho, é correto afirmar que
A - a
sociedade grega era extremamente rigorosa no tratamento com os
escravos, embora fossem brandos quando se tratava daqueles que
trabalhassem em vinícolas.
B -
embora a mão de obra escrava fosse predominante na Grécia Antiga,
os trabalhadores livres também constituíam a força de trabalho.
C - os
gregos consideravam que a comida era uma expressão de respeito ao
trabalhador que vendia a sua força de trabalho.
D - os
homens livres eram tidos como sustentáculo da economia grega,
especialmente na cidade-estado de Esparta.
E - foi
à custa do trabalho escravo que a cidade ateniense se tornou o
maior exemplo de teocracia do mundo antigo.
(IFTO) -
Instituto Federal do Tocantins -
Questão
11:
Levando-se
em consideração os conhecimentos acerca da historiografia grega na
antiguidade, julgue os itens abaixo colocando V para os itens
verdadeiros e F para os falsos e em seguida assinale a alternativa
correta:
1 – A
estrutura político-administrativa de Esparta diferia da estrutura
social de Atenas, haja vista que a primeira estava organizada da
seguinte maneira: Diarquia, Gerúsia, Ápela, Éforos, enquanto na
segunda observamos a divisão em três classes sociais distintas:
Eupátridas, Metecos e Escravos.
2 – A
DEMOCRACIA ateniense pode ser classificada como sendo elitista,
patriarcal e escravista. Elitista, porque só os eupátridas tinham
direitos políticos; patriarcal, porque excluía as mulheres e
escravista, porque eram os escravos que sustentavam a glória dos
senhores.
3 –
Quanto à vida econômica na Grécia, de um modo geral, observa-se
para a prática agrícola um solo desfavorável. Com exceção de
algumas planícies férteis, o solo é pobre, árido e as chuvas são
raras.
4 – A
investigação intelectual e o espírito de curiosidade foram
grandes características da mente grega. Foi assim que nasceu entre
eles a filosofia (do grego filos = amizade; sofia = sabedoria). É
na filosofia grega que encontramos, por exemplo, figuras como
Sócrates, Platão, Aristóteles, Agostinho e Tomas de Aquino que
tanto marcaram o pensamento Ocidental;
5 – Na
religião grega, podemos destacar duas características
fundamentais: o politeísmo (adoração a um único deus – Zeus) e
o antropomorfismo (os deuses retratados como figuras de animais que
assumiam forma e comportamento semelhantes aos dos homens).
6 –
Traçando um quadro comparativo entre Atenas e Esparta, observaremos
as seguintes distinções:
A)
enquanto em Atenas o regime político adotado era a democracia em
Esparta era a oligarquia e, B) Quanto aos povos fundadores: Atenas
foi fundada pelos jônios e Esparta pelos dórios.
A - 1 –
V; 2 – V; 3 – V; 4 – F; 5 – F; 6 - V.
B - 1 –
F; 2 – V; 3 – V; 4 – F; 5 – F; 6 - F.
C - 1 –
V; 2 – F; 3 – V; 4 – F; 5 – V; 6 – V.
D - 1 –
V; 2 – V; 3 – F; 4 – V; 5 – F; 6 - V.
E - 1 –
F; 2 – V; 3 – F; 4 – V; 5 – F; 6 – F.
(IFG/GO)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -
Questão
12:
A Grécia
Antiga não conheceu um Estado centralizado. Organizou-se por meio
de cidades-estados, denominadas pólis. A esse respeito, assinale a
alternativa incorreta.
A - A
pólis era uma construção social e política autodeterminada;
todavia, a disputa pela hegemonia na antiga Grécia a movia.
B - Na
pólis, não havia espaço para cultos, deuses e santuários, nem
mesmo para consulta aos oráculos anteriormente à tomada de
decisões.
C - A
pólis expressava uma cultura e uma identidade próprias,
marcadamente urbanas, denominadas de ethos.
D - Nas
pólis, a norma jurídica (lei), promulgada nos regimes democráticos
ou outorgada nos regimes aristocráticos, era reconhecida como ato
orientado pela razão e, portanto, humano.
E - A
experiencialização social e cultural que o grego antigo viveu nas
pólis permitiu a capacidade de explicar os problemas da comunidade
no âmbito dela própria, fundamentalmente apartada dos deuses.
(UEPB) -
Universidade Estadual da Paraíba -
Questão
13:
“Uma
das principais expressões da arte grega, o teatro, tem suas origens
ligadas às Dionisíacas, festas em homenagem a Dioniso, deus do
vinho.”
(Myriam
Mota e Patrícia Braick, História das Cavernas ao Terceiro Milênio,
2002. p. 65.)
Dois
gêneros clássicos do teatro grego originaram-se destes festivais,
são eles:
A -
melodrama e tragédia
B -
drama e pantomima
C -
tragédia e drama
D -
vaudeville e comédia
E -
tragédia e comédia
(UEPB) -
Universidade Estadual da Paraíba -
Questão
14:
No 5ọ
século antes de Cristo, Atenas emergiu como uma proeminente
cidade-estado (polis) grega. Marque a única alternativa que condiz
com a organização política e econômica ateniense.
A - O
modelo de democracia ateniense é uma criação da era moderna. Uma
sociedade escravocrata, onde mulheres nada decidem e só os homens
com posses é que podem votar e ser votados não pode ser mesmo
aceita como democrática.
B -
Atenas não conseguiu fazer crescer o comércio terrestre e
marítimo, mesmo tendo desenvolvido seu sistema
político-democrático, já que, ao contrário das outras
cidades-estado gregas, não se situava na costa.
C - A
formação de uma economia escravista contribuiu para o
florescimento da civilização urbano-democrática ateniense, pois
liberou os cidadãos livres do trabalho, dando-lhes tempo para se
dedicarem à vida política e social da polis.
D - Ao
contrário de todas as outras cidades-estado gregas, em Atenas se
aceitava que estrangeiros participassem das assembleias que decidiam
o funcionamento da sociedade. Isto a colocava como a polis mais
democrática de toda a Grécia clássica.
E - A
existência de clãs e tribos alfabetizados, independentes econômica
e militarmente, pouco contribuiu para o desenvolvimento da
democracia, já que defendiam formas de governos tiranos ou
autocratas.
(UNCISAL/AL)
- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas -
Questão
15:
No
território da Antiga Grécia, existiam dezenas de cidades-estados,
destacando-se Atenas, Tebas, Mégara, Esparta, Corinto, Mileto e
Argos.
Acerca
das cidades-estados, é correto afirmar que
A -
compunham um mosaico de experiências e eram politicamente
autônomas.
B -
possuíam uma organização econômica solidária.
C -
mantinham política e administração comuns.
D -
possuíam princípios religiosos antagônicos.
E -
estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.
(URCA/CE)
- Universidade Regional do Cariri -
Questão
16:
Canto de
guerra espartano composto no século VII a.C.:
“É
belo que o homem bravo, combatendo por sua pátria, tombe na
primeira fila; mas o que deserta de sua cidade e dos seus campos
férteis e vai mendigar, errando com sua querida mãe, seu velho pai
e seus filhos, é o mais miserável dos homens...
Nós,
corajosamente, combatemos por esta terra, morremos por nossos
filhos, não poupamos nossa vida.
Ó
jovens, combatei, unidos uns aos outros, não temais senão a
vergonha da fuga, estimulai no vosso coração uma valente e sólida
coragem, e não vos inquietais com a vida lutando contra o inimigo.”
Sobre a
vida na sociedade espartana é correto afirmar:
A - Se
dava grande valor às artes e ao conhecimento em geral, apesar do
militarismo imperante.
B - As
mulheres gozavam de certos direitos, inclusive o da participação
militar no exército.
C - A
nobreza tinha o privilégio de ser isenta do serviço militar,
destinado somente aos homens comuns.
D - Os
cidadãos eram livres e seu regime democrático permitia a todos a
participação no poder político independentemente da renda ou
origem.
E - Se
priorizava a formação física e militar e a vida familiar estava
subordinada ao convívio coletivo.
(UDESC)
- Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina -
Questão
17:
Na
antigüidade clássica greco-romana, os cidadãos participavam
ativamente da vida pública, social, religiosa e militar, sempre
exercendo as funções de comando e liderança.
Em
relação a esse fato, assinale a alternativa incorreta:
A - A
era helenística marcou a transição da civilização grega para a
romana.
B - O
cristianismo conseguiu se converter em religião oficial do Estado
somente no ano mil.
C - As
olimpíadas foram criadas pelos gregos, como forma de homenagem à
sua divindade suprema, Zeus.
D - Na
sociedade espartana, a rigorosa disciplina e a educação
militarizada tinham claros objetivos políticos.
E - A
exemplo do Coliseu, os anfiteatros romanos foram cenários de festas
e espetáculos, vulgarizados na prática do pão e circo.
(UFGD/MS)
Universidade Federal da Grande Dourados -
Questão
18: Com relação aos regimes sociais e políticos da Grécia
Antiga, é CORRETO afirmar que
A - os
gregos protagonizaram a experiência democrática mais plena da
história, uma vez que a democracia se estendia para o âmbito
econômico, social e religioso.
B - a
democracia grega possibilitava às mulheres o direito ao voto, ao
exercício de cargos políticos do executivo e a participação
efetiva nas assembleias legislativas.
C - na
sociedade ateniense, apenas os cidadãos tinham direitos políticos,
e somente era considerado cidadão o indivíduo do sexo masculino,
maior de idade, nascido em Atenas e filho de pais atenienses.
D - a
filosofia grega, sobretudo a de Aristóteles, defendia a plena
igualdade entre todos os indivíduos, independentemente de classe
social, gênero ou etnia.
E -
embora somente Atenas tenha desenvolvido em sua plenitude os ideais
democráticos, todas as demais cidades gregas adotaram instituições
e princípios básicos idênticos aos dos atenienses.
(UEMS)-
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -
Questão
19: A cultura grega contribuiu diretamente na inauguração de
várias manifestações artísticas, filosóficas e científicas.
Também marcou a origem da Mitologia, que buscava a explicação
para as principais questões da existência humana, da natureza e da
sociedade. Sobre a história política da Grécia, na Antiguidade
Clássica, pode-se dizer que esta se caracterizou:
A - pela
alternativa de dinastia hegemônica.
B - por
uma federação estável, que era regida de forma ditatorial.
C - por
uma organização imperial.
D - pela
existência de cidades-estados que atuavam, politicamente, como
unidades autônomas.
E - por
uma organização teocrática.
(PUC-RS)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
Questão
20:
Responder
à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a Grécia Antiga
no Período Clássico.
I. As
Guerras Médicas opuseram o Império Persa em expansão às
cidades-estados gregas, pelo controle da Ásia Menor e das rotas
comerciais nos mares Egeu e Negro.
II. A
vitória das cidades-estados gregas sobre o Império Persa marca o
início da hegemonia ateniense na Grécia e o apogeu da democracia.
III. O
"Século de Péricles" alternou a democracia,
caracterizada pela extensão dos direitos políticos aos
comerciantes estrangeiros e o fim da escravidão, com o imperialismo
ateniense sobre as outras cidades-estados gregas.
IV. A
hegemonia ateniense não encontrou resistência entre as outras
cidades-estados gregas, mas sucumbiu diante da falta de apoio
militar para enfrentar a invasão da Grécia por Alexandre da
Macedônia.
Pela
análise das afirmativas, conclui-se que somente são corretas:
A - I e
II
B - I e
III
C - II e
III
D - II e
IV
E - III
e IV
(UFRN/RN)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
Questão
21:
O
período helenístico foi marcado por grandes transformações na
civilização grega. Entre suas características, podemos destacar:
A - O
desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do
esvaziamento das atividades políticas das cidades-Estado, faziam do
problema ético o centro de suas preocupações visando,
principalmente, o aprimoramento interior do ser humano.
B - Um
completo afastamento da cultura grega com relação às tradições
orientais,decorrente, sobretudo, das rivalidades com os persas e da
postura depreciativa que considerava bárbaros todos os povos que
não falavam o seu idioma.
C - A
manutenção da autonomia das cidades-Estado, a essa altura
articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e,
posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
D - A
difusão da religião islâmica na região da Macedônia, terra
natal de Felipe II, conquistador das cidades-Estado gregas.
E - O
apogeu da cultura helênica representado, principalmente, pelo
florescimento da filosofia e do teatro e o estabelecimento da
democracia ateniense.
(UFES) -
Universidade Federal do Espírito Santo -
Questão
22:
"...
tendo-se posto à frente do povo no quarto ano após a queda dos
tiranos, sob o arcontado de Iságoras, começou primeiramente por
repartir todos os Atenienses em dez tribos, em lugar de quatro,
querendo misturá-los, a fim de que mais pessoas participassem na
politeia [...]. Depois estabeleceu que a Boulé teria quinhentos
membros, em vez de quatrocentos. [...] Dividiu o território da
cidade em trinta grupos de demos, dez consagravam os demos urbanos,
dez os de Parália, dez os da Masogeia e deu a estes grupos o nome
de trítias."
(ARISTÓTELES,
Athenaiôn Politeia XXI. In: MOSSE, C. As instituições gregas.
Lisboa: Edições 70, 1985, p. 38.)
Ao texto
podem ser associadas:
A - as
reformas arquitetônicas de reconstrução e embelezamento de
Atenas, promovidas por Péricles;
B - as
reformas legais de organização e registro, por escrito, das leis,
promovidas por Drácon;
C - as
reformas públicas, gerando emprego a thetas e georgóis
descontentes, promovidas por Psístrato;
D - as
reformas sociais entre as quais se destacava o fim da escravidão
por dívidas, promovidas por Sólon;
E - as
reformas políticas que deram fim à ditadura e inauguraram a
democracia, promovida por Clístenes.
(IFPI) -
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí -
Questão
23:
Das
afirmativas seguintes, indique aquelas que você considera corretas.
I.
Situada na península da Ática, mais interiorana do que a maioria
das cidades gregas, Esparta foi colonizada pelos dórios, de forte
tradição guerreira, e seu modelo de educação e disciplina
militar exerceram, em última instância, influência em todo o
mundo grego.
II. A
tradição mítico-religiosa jamais desapareceu na Grécia, mas
coexistiu com um crescente racionalismo, com a ideia da investigação
sistemática, de que o mundo é regido por leis da natureza, não
por deuses cheios de caprichos, um modelo que duvida de tudo,
investigador e experimental.
III. Ao
franquear a Assembleia a todos os cidadãos homens e ao tirar os
cargos do domínio exclusivo dos grandes proprietários de terra,
Licurgo, o legislador mítico, enfraqueceu os direitos tradicionais
da aristocracia hereditária e deu início às transformações
políticas de Atenas, de uma oligarquia aristocrática em uma
democracia.
IV. A
tirania era comum nas cidades-estados gregas. Os tiranos geralmente
apareciam como defensores dos pobres em sua luta contra os
aristocratas. Indício de que o governo devia levar em consideração
as necessidades de toda a comunidade.
A - II e
III
B - I e
II
C - II e
IV
D - III
e IV
E - I e
III
(UFPE) -
Universidade Federal de Pernambuco -
Questão
24:
Assinale
(V) se for Verdadeiro e (F) se for Falso.
Na
Grécia, durante a chamada Antiguidade Clássica, houve a formação
de culturas diferentes que defendiam sociedades com práticas
políticas, muitas vezes, em confronto. A cidade de Esparta, uma das
mais importantes, tinha:
A - uma
legislação social flexível, preocupada com a ética e a justiça
social.
B - uma
estrutura social hierarquizada onde dominavam práticas
militaristas.
C - uma
sociedade sem escravos, apesar da presença de rigidez social.
D - uma
aliança política com Atenas, em defesa da monarquia eletiva.
E - um
conselho de anciãos, defensores da democracia entre os periecos.
(UEM/PR)
- Universidade Estadual de Maringá -
Questão
25:
Sobre a
civilização grega antiga, assinale o que for correto.
1 - O
Período Arcaico é considerado o momento mais democrático da
História Grega, principalmente pela participação dos eupátridas,
que representavam o povo nos conselhos que escolhiam o rei.
2 - Uma
das características da sociedade ateniense era a forma que
dispensava à vida militar. Nela, os jovens eram preparados
militarmente desde os sete anos para se dedicarem aos ofícios do
Estado. Após completarem trinta anos, podiam casar e participar da
Assembleia e, ao completarem sessenta anos, retiravam-se das
atividades militares e podiam tomar parte do Conselho dos Anciãos
(gerontocracia).
4 - Em
Atenas, uma das práticas políticas adotadas pelos governos
tirânicos para se manterem no poder eram as concessões de
benefícios às camadas populares.
8 - O
Helenismo, um intenso processo de difusão da cultura grega no
Oriente, caracteriza-se por uma oposição ao universalismo cultural
e uma restrição ao sincretismo religioso.
16 - A
democracia espartana caracterizava-se pela forma representativa nas
decisões políticas. Exceto escravos, mulheres e estrangeiros,
todos os seguimentos sociais tinham seus representantes nas
assembleias.
(UFV/MG)
- Universidade Federal de Viçosa -
Questão
26:
Sobre a
Polis grega, é INCORRETO afirmar que:
A -
possuía instituições e governo próprios, que expressavam a
vontade dos cidadãos.
B - em
sua origem, uma das funções da Polis era conservar a aliança dos
cidadãos com as divindades.
C - em
Atenas, as reformas de Sólon permitiram o enfraquecimento da
aristocracia e o surgimento da democracia.
D -
apesar da tradição guerreira, Esparta tratava os cidadãos das
cidades conquistadas como cidadãos espartanos.
(UFJF/MG)
- Universidade Federal de Juiz de Fora -
Questão
27:
A
aspiração máxima do escravo, obtido por guerra, era alcançar a
alforria. Vários textos aconselhavam a promessa de liberdade como
estímulo. A decisão de libertar o escravo partia do senhor na
imensa maioria dos casos e, com frequência, o candidato à alforria
pagava seu preço ao dono.
(CARDOSO,
C. O trabalho compulsório na antiguidade. Adaptado. Rio de Janeiro:
Graal, 2003. p. 57)
Em
Atenas, no século V a.C., normalmente quando o escravo de um
particular era libertado, ele passava a ser considerado:
A -
cidadão com plenos direitos.
B -
indivíduo que obrigatoriamente participava do exército da cidade.
C -
meteco, estrangeiro livre residente na cidade.
D -
escravo do Estado, sujeito a trabalhos forçados.
E -
indivíduo que ameaçava a cidade, sendo, portanto, expulso.
(PUC-RS)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
Questão
28:
No
Período Homérico, da História Antiga da Grécia (séc. XII a.C. –
VIII a.C.), já existiam formas precoces de cidades, comunidades
agrárias, coletivistas, como apontam as pesquisas arqueológicas.
Mas foi no Período Arcaico (séc. VIII a.C. – VI a.C.) que as
cidades-estado gregas, definidas como pólis ou urbes,
desenvolveram-se. Essas cidades-estado tinham como características
políticas ___________entre si e governos _________________, que
representavam _________________.
A -
dependência – centralizados – os cidadãos livres e os monarcas
hereditários
B -
dependência – centralizados – os deuses e as figuras
mitológicas
C -
independência – centralizados – os cidadãos livres
D -
independência – centralizados – os monarcas hereditários e a
corte
E -
dependência – descentralizados – os nobres, os sacerdotes e os
estrangeiros
(UFRN/RN)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
Questão
29:
Felipe
II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho Alexandre, o
Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o Império em
direção à Ásia, chegando até a Índia.
Na
perspectiva histórica, a obra de Alexandre e de seus sucessores
imediatos foi importante porque
A -
substituiu a visão mística do mundo, presente nos povos orientais,
pelo conhecimento intelectual proveniente da razão e do raciocínio
lógico.
B -
favoreceu a difusão do modelo político das cidades-estados da
Grécia pelas regiões conquistadas no Oriente, estimulando um
governo fundamentado na liberdade e na democracia.
C -
suplantou o poder despótico predominante nos grandes impérios
orientais, os quais atribuíam aos governantes uma origem divina.
D -
possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições
gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias,
hebraicas e persas expandiam-se para o Ocidente.
(FFFCMPA/RS)
Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre -
Questão
30:
No
período clássico grego (Séc. V–IV a.C) Atenas com sua ordem
democrática, seu desenvolvimento econômico e sua expansão pelo
mar Egeu, destacou-se como a mais importante entre as
cidades-estados da Grécia antiga. O fortalecimento grego-ateniense
apoiado numa forte política expansionista deflagrou inúmeros
conflitos com o Império Persa, outra potência que disputava com os
Gregos o controle da Jônia (região costeira da Ásia Menor).
Posteriormente, deflagraram-se as guerras entre as polis gregas
contra a hegemonia ateniense, fortalecida ainda mais após as
guerras com os Persas. Dessas lutas entre cidades-estados, a derrota
de Atenas significou o declínio da sociedade grega clássica.
A quais
acontecimentos, respectivamente, se refere o texto acima?
Assinale
a alternativa correta.
A -
Guerras Médicas e Batalha de Pelusa.
B -
Guerra do Peloponeso e Batalha de Pelusa.
C -
Guerras Púnicas e Guerra do Peloponeso.
D -
Guerras Médicas e Guerra do Púnicas.
E -
Guerras Médicas e Guerra do Peloponeso.
(UFPA) -
Univesidade Federal do Pará -
Questão
31: Sólon, legislador ateniense, iniciou uma reforma que mediou as
lutas sociais, entre os ricos e os pobres, que eclodiram na Ática,
na virada do século VI. Entre as medidas desse reforma, está a
abolição da servidão por dívidas no campo, o que significou o
fim do
A -
privilégio da nobreza, que monopolizava os cargos políticos e
controlava a produção do campo e a sua força de trabalho, no
caso, os escravos.
B -
mecanismo pelo qual os pequenos camponeses caiam nas mãos dos
grandes proprietários fundiários e se tornavam seus cultivadores
dependentes.
C -
conflito entre cidadãos e plebeus, que culminou com o aumento da
produção de cereais, tornando o campo uma potência nas relações
comerciais atenienses.
D -
regime servil, fato que transformou a Ática no maior exemplo de
democracia, na qual todos os habitantes da região eram considerados
cidadãos.
E -
crescimento das propriedades dos nobres e o alargamento das
conquistas sociais, o que resultou numa reforma agrária ampla,
geral e irrestrita.
(UFMT) -
Universidade Federal de Mato Grosso -
Questão
32: O sistema de pólis caracterizou o mundo grego em seu período
clássico (V – IV a.C.). Sobre a pólis, analise as afirmativas.
I - Seu
regime político era apenas a democracia.
II -
Suas instituições políticas eram a Assembléia, o Conselho e as
Magistraturas.
III -
Sua cidadania abrangia os homens e as mulheres, excluídos os
estrangeiros e os escravos.
IV - Sua
consolidação ocorreu paralelamente à expansão do uso da
mão-de-obra escrava.
Estão
corretas as afirmativas
A - II e
IV, apenas.
B - I e
III, apenas.
C - I,
II e III, apenas.
D - II,
III e IV, apenas.
E - I,
II, III e IV.
(UFES) -
Universidade Federal do Espírito Santo -
Questão
33: SAÚDE E ESPORTE
A
primeira maratona dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada no ano
de 1896. A maratona moderna originou-se da lenda segundo a qual um
herói grego sacrificou a sua vida para percorrer os 40 km entre as
cidades de Maratona e Atenas, na Grécia. O corredor era
Pheidíppides, que correu essa distância para levar a notícia da
vitória grega sobre os persas, na Batalha de Maratona, no ano de
490 antes de Cristo. Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, o
percurso da maratona sofreu uma alteração. Para que a família
real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do
Castelo de Windsor, o comitê organizador aferiu a distância total
em 42.195 metros, que continua até hoje. Atualmente o recorde
mundial pertence ao marroquino, naturalizado americano, Khalid
Khannouchi, de 30 anos, que, no dia 14 de abril de 2002, em Londres,
estabeleceu o tempo de 2h5min38s, média de 2min57s por quilômetro
(1h2min42s nos 21 km iniciais). O primeiro resultado oficial de uma
mulher a correr uma maratona pertence à inglesa Violet Piercy, com
o tempo de 3h40min22s, no ano de 1926.
(Disponível
em:
A
Batalha de Maratona foi um episódio importante no contexto das
guerras greco-pérsicas. Em consequência dessas guerras,
A -
Atenas conquistou a liderança e a hegemonia no mundo grego.
B - a
expansão persa foi contida e se iniciou a expansão da Macedônia.
C - o
poder de Esparta saiu fortalecido e o de Micenas entrou em crise e
decadência.
D - a
expansão persa foi contida na direção do Norte e foi direcionada
para o Oriente.
E -
Esparta e a liga de Delos, por ela liderada, passaram a ter
hegemonia no mundo grego.
(UFAM) -
Universidade Federal do Amazonas -
Questão
34: Muito do que se conhece sobre os primórdios da civilização
grega deve-se à obra literária atribuída a Homero. Um dos eventos
mais marcantes desse período foi a Guerra de Troia cuja motivação
primária:
A - Foi
a disputa pelas rotas comerciais entre a península do Peloponeso e
os povos micênicos, opondo as esquadras de Ulisses e Agamenon.
B -
Deveu-se a invasão troiana nas colônias gregas da Ásia Menor por
Ulisses, provocando a reação de Aquiles, rei da Tessália.
C - Foi
o rapto feito por Páris, filho de Príamo, rei de Troia, da jovem
Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, motivando a reação
deste último.
D -
Derivou das disputas pela hegemonia da Grécia entre as principais
cidades-estados, lideradas por Ulisses, Aquiles e Paris.
E - Foi
a constituição de uma aliança militar entre Esparta e Troia,
visando restringir a expansão Ateniense na região.
(UEG) -
Universidade Estadual de Goiás -
Questão
35:
O filme
300, que fez grande sucesso nos cinemas de todo o mundo em 2007,
tematiza uma das batalhas mais importantes das Guerras Médicas. Tal
evento pode ser caracterizado como um conflito que:
A - foi
causado pelo processo de expansão territorial do império persa,
que ambicionava expandir seus domínios sobre os gregos.
B -
enfraqueceu as cidades-Estado gregas e persas, facilitando o domínio
macedônico sobre a região.
C -
culminou no domínio dos gregos sobre os persas e no florescimento
cultural de Esparta.
D -
marcou o processo de unificação entre medas e persas, garantindo a
sua supremacia econômica na região da Mesopotâmia.
(MACKENZIE/SP)
- Universidade Presbiteriana Mackenzie -
Questão
36:
Verdadeiros
fundadores da filosofia, os pensadores “pré-socráticos”
inauguraram, a partir do século VI a.C., uma nova atitude mental
ante a realidade material, substituindo progressivamente as
elaborações de cunho mitológico por especulações de caráter
científico-filosófico. A propósito desse importante momento da
história da filosofia, são feitas as seguintes afirmações:
I)
Segundo a tradição, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a
tratar a questão da origem e transformação de todas as coisas.
Para ele, “a água era o princípio de tudo”.
II)
Atribui-se a Pitágoras de Samos (e a seus seguidores) a ideia de
que “ todas as coisas são como os números”, ou seja, de que
todo o mundo – inclusive a alma – se forma segundo uma estrutura
harmônica.
III) Os
atomistas (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera) afirmavam ser
toda a matéria formada por átomos, ou seja, pó “partículas
minúsculas, eternas e indivisíveis”, que, em movimento, se
chocavam entre si, provocando assim o nascimento, a mudança e
aniquilamento de todas as coisas.
Assinale:
A - se
apenas I é correta.
B - se
apenas II é correta.
C - se
apenas III é correta.
D - se
apenas I e II são corretas.
E - se
I, II e III são corretas.
(UNESP/SP)
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -
Questão
37:
É
preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a
força, a riqueza, [...] [os muitos ricos] não sabem e nem mesmo
querem obedecer aos magistrados [...] Ao contrário, aqueles que
vivem em extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados
humildes e rasteiros. Disso resulta que uns incapazes de mandar, só
sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se
submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma
autoridade despótica.
(Aristóteles,
A Política)
Segundo
Aristóteles (384–322 a.C.), que viveu em Atenas e em outras
cidades gregas, o bom exercício do poder político pressupõe:
A - o
confronto social entre ricos e pobres.
B - a
coragem e a bondade dos cidadãos.
C - uma
eficiente organização militar do Estado.
D - a
atenuação das desigualdades entre cidadãos.
E - um
pequeno número de habitantes na cidade.
(UTFPR/PR)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná -
Questão
38:
“Desde
o século VII a.C. Atenas conheceu grande desenvolvimento econômico,
ampliando suas relações comerciais a partir do Porto do Pireu, e a
escravidão na produção agrícola. Como conseqüência, a luta de
classes tornou-se mais acirrada, forçando mudanças políticas, que
determinaram a perda do monopólio, que beneficiou as camadas
populares, mas em especial os mercadores, pequenos proprietários e
artesãos.”
O texto
refere-se ao apogeu de Atenas e sobre este período é correto
afirmar que:
A - o
conceito de democracia para os antigos atenienses se restringia a
menos de 10% dos habitantes da polis.
B - o
advento da democracia possibilitou a integração de toda Hélade em
torno de um único soberano.
C - a
economia de mercado fez com que os atenienses montassem um
gigantesco império comercial, sem encontrar descontentamentos das
outras cidades.
D - na
sua evolução, a democracia ateniense acabou estendendo a
participação política às mulheres e aos estrangeiros.
E - o
escravismo foi abolido definitivamente com a dominação macedônica.
(UFPA) -
Univesidade Federal do Pará -
Questão
39:
O nome
perieco, em grego [perioikos], significava morador “em torno da
casa” e servia para designar uma classe com várias obrigações
de Estado, entre elas a do serviço militar. Com base nestas
obrigações estatais dos periecos em Esparta antiga, é correto
afirmar que estes homens socialmente eram reconhecidos como:
A -
cidadãos espartanos que cumpriam o dever cívico desde o
nascimento, servindo como guerreiros e sustentando a ordem dentro e
fora da militarizada cidade-Estado de Esparta.
B -
homens livres, mas com direitos limitados, estando politicamente
submetidos aos esparciatas, os cidadãos espartanos, os quais
definiam o lugar dos periecos na guerra.
C -
trabalhadores servos, presos à terra e sem direitos políticos,
estando sob a autoridade direta dos hilotas, os cidadãos
espartanos, que os levavam para a guerra como escravos.
D -
escravos de uma categoria superior a dos hilotas. Os periecos
recebiam alforria com mais facilidade e não podiam ser maltratados
por seus senhores, pois serviam na guerra.
E -
pequenos proprietários rurais que ganharam cidadania espartana
depois da guerra do Peloponeso, quando Esparta teve que convocar
mais homens além dos seus cidadãos.
(UEPG/PR)
- Universidade Estadual de Ponta Grossa -
Questão
40: "Ao mesmo tempo conseqüência da crise agrária, para a
qual constituía uma saída e fator de um progresso econômico
diversificado, a colonização grega foi um dos acontecimentos
essenciais dos séculos arcaicos, embora com ímpeto menor e algumas
modificações se estendessem igualmente aos séculos clássicos (V
e IV a.C.).
(CARDOSOS,
C.F. A cidade-estado antiga. São Paulo: Ática, 1990, p.25)
Sobre o
tema, assinale o que for correto.
1 - A
colônia grega típica, ou apoikia, era uma cidade-Estado
independente, fundada por uma metrópole que enviava um guia ou
fundador (oikistés) e financiava a expedição; esta, no entanto,
podia contar com contingentes de várias póleis.
2 - A
relação dos gregos com os povos nativos era normalmente pacífica,
com tendências ao igualitarismo.
4 - O
processo colonizatório grego possibilitou um prodigioso movimento
de multiplicação das póleis gregas cujo número ultrapassaria
1500.
8 - A
criação de colônias no Mediterrâneo Ocidental, no norte da
África, no Mar Negro e outros locais prendia-se, exclusivamente, a
motivos agrários.
16 - A
intervenção das autoridades metropolitanas era clara: não se
tratava de migrações espontâneas organizadas em caráter privado;
a penalidade para quem se negasse a partir era a morte, acompanhada
de confisco de bens.
(UFTM/MG)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro -
Questão
41:
Temos um
regime que nada tem a invejar das leis estrangeiras. Somos, antes,
exemplos que imitadores. Nominalmente, como as coisas não dependem
de uma minoria, mas, ao contrário, da maioria, o regime se denomina
democracia. No entanto, se, em matéria de divergências
particulares, a igualdade de todos diante da lei é assegurada, cada
um, em virtude das honras devidas à posição ocupada, é julgado
naquilo que pode ocasionar sua distinção: no que se refere à vida
pública, as origens sociais contam menos que o mérito, sem que a
pobreza dificulte a alguém servir à cidade por causa da humildade
de sua posição (...)
Uma
pessoa pode, ao mesmo tempo, ocupar-se de seus assuntos e dos do
Estado e a multiplicidade das ocupações não impede o julgamento
dos assuntos públicos. Somos os únicos a taxar, efetivamente,
aqueles que não fazem parte dos ativos, mas dos inúteis.
Tucídides,
História da Guerra do Peloponeso.
Tratando
da democracia ateniense, o autor destaca, nesse texto:
A - a
influência que outros modelos políticos exerceram sobre Atenas;
B - a
importância do princípio da isonomia entre os cidadãos;
C - seu
desprezo por aqueles que se dedicavam à vida pública;
D - o
critério censitário que determinava a participação política;
E - a
exigência de dedicação exclusiva aos assuntos públicos.
(UNIFESP/SP)
- Universidade Federal de São Paulo -
Questão
42:
Ao povo
dei tantos privilégios quantos lhe bastam à sua honra; nada tirei
nem acrescente; mas os que tinham poder e eram admirados pelas
riquezas, também neles pensei que nada tivessem de infamantes...
Entre uma e outra facção, a nenhuma permitiu vencer injustamente.
(Sólon, século VI a.C.)
No
governo de Atenas, o autor procurou
A -
Restringir a participação política de ricos e pobres, para
impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
B -
Impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a
aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
C -
Permitir a participação dos cidadãos pobres na política para
derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
D -
Abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo
tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
E -
Disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que
davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.
(UPE) -
Universidade de Pernambuco -
Questão
43:
Através
da cultura, a sociedade humana constrói seu conhecimento sobre a
natureza e procura decifrar os mistérios do universo. A produção
cultural foi um dos Destaques da Grécia na Antiguidade. Na época,
o teatro grego:
A -
conseguiu sintetizar as preocupações religiosas da sociedade,
criticando as concepções mitológicas dominantes.
B - teve
suas encenações ao ar livre bastante admiradas, com atores do sexo
masculino, usando máscaras nas representações.
C -
divertiu o povo com suas comédias cheias de ironia filosófica,
evitando a representação de temas sobre as angústias humanas.
D -
representou a vida confusa dos deuses gregos, contribuindo para
esvaziar o poder dos mitos e da aristocracia.
E - foi
à expressão das preocupações filosóficas do seu povo,
divulgando uma ética democrática sem ligações com a religião.
(UFPE) -
Universidade Federal de Pernambuco -
Questão
44:
A
sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um
pensamento filosófico que expressava sua preocupação com a
verdade e a ética. Além de Aristóteles, Platão e Sócrates,
muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os
sofistas, que:
A -
formularam princípios éticos, revolucionários para a época e de
grande significado para o pensamento de Platão.
B -
defenderam a liberdade de expressão, embora estivessem ligados à
aristocracia ateniense, contrária à ampliação da cidadania.
C -
construíram reflexões sobre o comportamento humano que serviram de
base para Aristóteles pensar a sua metafísica.
D -
criticaram a existência de verdades absolutas, afirmando ser o
homem a medida de todas as coisas.
E -
ajudaram a consolidar o pensamento conservador grego, reafirmando a
importância da mitologia.
(UEG) -
Universidade Estadual de Goiás -
Questão
45:
Mirem-se
no exemplo daquelas mulheres de Atenas / Vivem pros seus maridos,
orgulho e raça da Atenas / Quando amadas, se perfumam / Se banham
com leite, se arrumam / Suas melenas / Quando fustigadas não choram
/ Se ajoelham, pedem, imploram / Mais duras penas / Cadenas
Buarque,
Chico. "Mulheres de Atenas". Disponível em:
www.mundocultural.com.br. Acesso em: 11 set. 2006.
O papel
desempenhado pela mulher na História foi, por muito tempo,
negligenciado pelos historiadores. Apenas a partir da segunda metade
do século XX, os historiadores, despertados pelas contestações
feministas, passaram a interessar mais pela atuação da mulher.
Sobre a mulher na antiguidade, analise a validade das proposições
a seguir.
I. A
mulher no Egito Antigo teve um status privilegiado em comparação
com outras civilizações antigas, pois possuía direitos sociais e
jurídicos que lhe garantiam uma significativa liberdade.
II. As
mulheres hebraicas possuíam direitos políticos e sociais
equivalentes aos dos homens, derivados dos preceitos religiosos do
Pentateuco, os quais defendiam que os homens e as mulheres são
iguais, pois ambos são filhos de Deus.
III. A
mulher ateniense casada vivia grande parte do seu tempo confinada ao
lar, estando submissa a um regime de quase reclusão, privada de uma
participação efetiva nas decisões políticas.
IV. A
sociedade guerreira espartana privada as mulheres de qualquer
participação no exército e na política, restringindo suas
funções à educação dos seus filhos e de suas filhas.
A - As
proposições I e III são verdadeiras.
B - As
proposições I e IV são verdadeiras.
C - As
proposições II e III são verdadeiras.
D - As
proposições III e IV são verdadeiras.
(UNIFESP/SP)
- Universidade Federal de São Paulo -
Questão
46:
Ao povo
dei tantos privilégios quantos lhe bastam à sua honra; nada tirei
nem acrescente; mas os que tinham poder e eram admirados pelas
riquezas, também neles pensei que nada tivessem de infamantes...
Entre uma e outra facção, a nenhuma permitiu vencer injustamente.
(Sólon, século VI a.C.)
No
governo de Atenas, o autor procurou
A -
Restringir a participação política de ricos e pobres, para
impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
B -
Impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a
aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
C -
Permitir a participação dos cidadãos pobres na política para
derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
D -
Abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo
tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
E -
Disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que
davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.
(UNICAMP/SP)
- Universidade Estadual de Campinas -
Questão
47:
As
figuras escavadas em pedra nos mármores de Elgin, que circundavam o
Parthenon, encorajavam as esperanças dos atenienses. Assim
batizadas em honra do nobre inglês que as levou para Roma no século
XIX, elas podem ser apreciadas hoje no Museu Britânico. Nos
mármores estão esculpidas cenas em honra da fundação de Atenas e
aos seus deuses. Celebrava-se o triunfo da civilização sobre o
barbarismo. (Adaptado de Richard Sennett, A pedra e a carne. O Corpo
e a Cidade na civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Record. 2003.
p. 37.)
a) O que
significa "bárbaro" na Atenas Clássica?
b)
Segundo o texto o que o Parthenon e seus mármores significavam?
c)
Explique por que a apropriação desses mármores pelos ingleses se
dá no século
XIX.
(UDESC)
- Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina -
Questão
48:
Na
antigüidade clássica greco-romana, os cidadãos participavam
ativamente da vida pública, social, religiosa e militar, sempre
exercendo as funções de comando e liderança.
Em
relação a esse fato, assinale a alternativa incorreta:
A - A
era helenística marcou a transição da civilização grega para a
romana.
B - O
cristianismo conseguiu se converter em religião oficial do Estado
somente no ano mil.
C - As
olimpíadas foram criadas pelos gregos, como forma de homenagem à
sua divindade suprema, Zeus.
D - Na
sociedade espartana, a rigorosa disciplina e a educação
militarizada tinham claros objetivos políticos.
E - A
exemplo do Coliseu, os anfiteatros romanos foram cenários de festas
e espetáculos, vulgarizados na prática do pão e circo.
(UFMT) -
Universidade Federal de Mato Grosso -
Questão
49:
Atenas
viveu, após as reformas implementadas por Clístenes em 508 a.C.,
sob um regime democrático. As reformas na distribuição dos
cidadãos por tribos, ampliadas de 4 para 10 e a repartição de
cada tribo em três demos, um na cidade, um no litoral e outro na
área rural, foram as bases para as reformas posteriores. Sobre o
assunto, assinale a afirmativa incorreta:
A - O
ostracismo, aplicado pela primeira vez no período 488 – 487 a.C.,
estabelecia a expulsão do cidadão denunciado como politicamente
perigoso e a cassação de seus direitos políticos por um prazo de
dez anos.
B -
Entre as reformas implementadas por Péricles, a criação da
mistoforia – remuneração ao exercício de cargos e à
participação nas assembléias – permitiu que os cidadãos mais
pobres pudessem participar da política sem colocar em risco a sua
subsistência material.
C -
Todos os habitantes de Atenas, maiores de dezoito anos, de qualquer
gênero, de qualquer procedência, ou de qualquer classe de riqueza
podiam votar na assembléia popular – Eclésia.
D - Na
Atenas do século IV a.C., a Eclésia era o centro de vida política,
englobando entre suas funções as dimensões legislativa,
executiva, judiciária e eleitoral.
E - Ao
longo do século IV a.C., a democracia ateniense enfrentou
dificuldades para manter suas instituições, dentre elas as
advindas do volume de recursos para sustentar as remunerações dos
cidadãos, como a mistoforia.
(UFG/GO)
- Universidade Federal de Goiás -
Questão
50:
Leia os
trechos do poema de Murilo Mendes:
Eu quis
acender o espírito da vida, / Quis refundir meu próprio molde, /
Quis conhecer a verdade dos seres, dos elementos; / Me rebelei
contra Deus. / [...] / Então o ditador do mundo / Mandou me prender
no Pão de Açúcar: / Vem, esquadrilhas de aviões / Bicar o meu
pobre fígado. / Vomito bílis em quantidade, / [...] / Mas não
posso pedir perdão.
Citado
por RODRIGUES, Antonio Medina. As utopias gregas. São Paulo:
Brasiliense, 1988. p. 51-52.
A poesia
de Murilo Mendes reatualiza o mito grego, apresentando uma percepção
do mundo contemporâneo. Identifique e caracterize a narrativa
mítica grega a qual o poema se refere.
GABARITO:
questão
1: C, E
questão
2: A
questão
3: B
questão
4: A
questão
5: E
questão
6: 12
questão
7: C
questão
8: C
questão
9: B
questão
10: B
questão
11: A
questão
12: B
questão
13: E
questão
14: C
questão
15: A
questão
16: E
questão
17: B
questão
18: C
questão
19: D
questão
20: A
questão
21: A
questão
22: E
questão
23: C
questão
24: B
questão
25: 4
questão
26: D
questão
27: C
questão
28: C
questão
29: D
questão
30: E
questão
31: B
questão
32: A
questão
33: A
questão
34: C
questão
35: A
questão
36: E
questão
37: D
questão
38: A
questão
39: B
questão
40: 21
questão
41: B
questão
42: B
questão
43: B
questão
44: D
questão
45: A
questão
46: B
questão
47:
questão
48: B
questão
49: C
questão
50: