sábado, 12 de janeiro de 2013

Grécia Antiga


O Colosso de Rhodes


Difícil entender o mundo contemporâneo sem estudar a cultura grega, responsável por várias criações nas artes, instituições políticas, filosofia, arquitetura, entre outras grandes contribuições. 
Na sequência seguem 50 questões vestibulares que com certeza lhe ajudará muito a compreender a formaçao, desenvolvimento, auge e declínio dessa que é uma das mais importantes civilizações da nossa História Antiga.
Pode parecer muito, mas a grande quantidade de exercícios se explica pela importância do tema e sua grande recorrência nos vestibulares das grandes instituições universitárias do país.
Bons estudos!!


(UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco -
Questão 1:
A construção da narrativa histórica é feita não só por meio de consulta a acervos oficiais, mas também por depoimentos e interpretações do significado da cultura produzida na sociedade humana. Nesse sentido, na Grécia, escrevendo suas narrativas sobre a época, Heródoto:
A - enfatizou o heroísmo dos atenienses, destacando o valor da pesquisa como base para o rigor científico, à semelhança de historiadores positivistas.
B - seguiu o modelo de análise estruturado, relacionando causas e consequências, como nos relatos de Tucídides sobre a Guerra do Peloponeso.
C - preocupou-se em ressaltar o valor da memória na vida dos povos estudados pela História, para evitar o esquecimento dos seus feitos.
D - afirmou a existência de uma superioridade racial dos gregos, fortalecendo o etnocentrismo comum na Antiguidade europeia.
E - aproveitou suas viagens para colher depoimentos importantes e escrever suas narrativas, preocupado em focalizar os costumes dos povos.

(UERN) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -
Questão 2:
ACRÓPOLE. Acrópole significa cidade alta. De modo geral, toda cidade grega possuía a sua acrópole, isto é, a parte alta em contraste com a parte baixa. Não era comum que a acrópole ficasse situada no centro da cidade, como no caso de Atenas. A posição da acrópole a transformava no baluarte natural de defesa e, primitivamente (séculos XVIII-XII a.C.), na sede do poder político.
Conquistar a acrópole era derrotar a cidade. No século VI a.C., quando os tiranos tomam o poder, eles o fazem dominando a acrópole.
ÁGORA. Praça pública das cidades gregas, parte essencial da polis, sendo ponto convergente de inúmeras atividades sociais, econômicas, religiosas e culturais. Sua função dominante, porém, era política, e o lugar, democrático por excelência. No decorrer da época arcaica (séculos VIII-VI a.C.), a vida política da cidade transferiu-se lentamente da acrópole para a ágora que, rapidamente, se tornou o centro de toda a comunidade. Na ágora concentravam-se as assembleias, os tribunais e demais edifícios administrativos e políticos. Concomitantemente, cresceu sua significação no plano religioso: ali podiam ser encontrados altares, santuários, túmulos de heróis. Várias cerimônias populares e cívicas se desenrolavam também na ágora, como, por exemplo, as dionisíacas. (AZEVEDO,1990, p. 13 -16).
O deslocamento do poder político da acrópole para a ágora faz parte, no contexto da evolução dos sistemas democráticos, da Antiguidade aos dias atuais, da
A - permanência, na Grécia Antiga, de uma sociedade desigual, dividida em classes, que separava a população por critérios de cidadania.
B - transferência do modelo da democracia direta da Grécia Antiga para as sociedades hoje existentes.
C - separação entre interesses políticos e econômicos, tanto na Grécia Antiga quanto nas sociedades contemporâneas.
D - defesa da democracia pelos países ricos como mecanismo para independência econômica das nações em desenvolvimento.

(UCS/RS) - Universidade de Caxias do Sul -
Questão 3:
Relacione os deuses da mitologia grega, indicados na Coluna A, às características que os identificam, listadas na Coluna B.
COLUNA A COLUNA B
1. Afrodite ( ) Deusa da fertilidade, das frutas e das colheitas.
2. Ártemis ( ) Deus dos oceanos e das águas.
3. Deméter ( ) Deusa da lua e da caça, protetora dos animais e das crianças.
4. Posseidon ( ) Deusa da beleza e do amor.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
A - 1, 2, 3, 4
B - 3, 4, 2, 1
C - 4, 3, 2, 1
D - 2, 4, 1, 3
E - 3, 4, 1, 2

(PUC-RS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
Questão 4:
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas abaixo, sobre a cidade-estado (polis), base da organização sociopolítica da Grécia Antiga.
I. Esparta, que englobava as regiões da Lacônia e da Messênia, e Atenas, que correspondia a toda a região da Ática, eram exceções quanto à grande dimensão territorial, se comparadas à maioria das demais cidades-estado.
II. As cidades-estado consolidaram suas estruturas fundamentais no chamado período arcaico da história grega e conheceram sua máxima expressão política e cultural durante o período clássico.
III. A acrópole, parte alta da zona urbana da polis, concentrava as atividades econômicas essenciais para o sustento material da cidade, suplantando a produção agrícola da zona rural nesse setor.
IV. As cidades-estado formavam unidades politicamente autônomas e economicamente autossuficientes, não tendo desenvolvido processos significativos de expansão territorial por colonização de novas áreas até o período helenístico.
Estão corretas apenas as afirmativas
A - I e II.
B - II e III.
C - III e IV.
D - I, II e IV.
E - I, III e IV.

(UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul -
Questão 5:
Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
Para um grande número de historiadores, a Atenas do século V a.C. tornou-se um modelo de democracia e de liberdade. Entretanto, esse modelo de democracia tem sido questionado, porque, em Atenas,
1 – a sociedade era dividida em três classes distintas: cidadãos, metecos e escravos.
2 – a democracia e a liberdade eram limitadas a uma minoria composta por homens adultos nascidos em solo ateniense.
3 – a ação da Assembleia Popular era limitada pelo Conselho dos Quinhentos, que preparava os projetos de lei a serem votados.
Quais propostas estão corretas?
A - Apenas 1.
B - Apenas 2.
C - Apenas 3.
D - Apenas 1 e 2.
E - 1, 2 e 3.

(UFSC/SC) - Universidade Federal de Santa Catarina -
Questão 6:
Entre os pobres muitos se dirigem a terras estranhas, vendidos e cobertos de correntes [...].
Quantos dos que tinham sido vendidos, uns injustamente, outros com justiça, fiz voltar para Atenas, sua pátria, fundada pelos deuses [...].
Dei liberdade a outros que, aqui mesmo (em Atenas), sofriam servidão indigna e tremiam diante do humor dos patrões.
Eis o que realizei, graças à soberania da lei, fazendo com que a força e a justiça agissem concordemente.
Sólon, Elegias. Apud HOLANDA, S. Buarque de. História da Civilização. 6. ed. São Paulo: Nacional, 1979. p. 58.
Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre a sociedade e a democracia ateniense, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
1 - Na experiência democrática vivida pelos atenienses durante o período helenístico, a escravidão foi eliminada através da legislação elaborada por Sólon, sobrevivendo apenas a servidão voluntária.
2 - As leis de Sólon, consideradas avançadas para a época da sua promulgação, admitiam a escravização dos endividados ou filhos de escravos, pois a perda de direitos individuais não feria os princípios da democracia ateniense.
4 - Na sociedade ateniense, as três principais classes sociais eram representadas por: cidadãos nobres, homens livres nascidos de pai e mãe ateniense; metecos, estrangeiros autorizados a viver na Ática; e escravos, prisioneiros de guerra ou filhos de escravos.
8 - Drácon publicou as primeiras leis escritas em Atenas e com elas reforçou o direito dos nobres de interpretar as leis segundo as próprias conveniências, dando origem à tirania e ao adjetivo “draconiano”, que significa severo, rígido.
16 - As manifestações de descontentamento com as leis de Drácon fez com que a administração de Atenas fosse confiada ao arconte Sólon, que realizou importantes reformas: proibiu a escravização de pessoas endividadas e perdoou as dívidas dos pequenos lavradores, devolvendo-lhes as terras perdidas.
32 - As reformas implantadas por Sólon foram rechaçadas pelos tiranos, nobres empobrecidos pelas decisões democráticas, tomadas em praça pública e com a participação de toda a população de Atenas.

(MACKENZIE/SP) - Universidade Presbiteriana Mackenzie -
Questão 7:
Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida em 438 a.C, na Grécia, para escrever “Os 300 de Esparta”. A adaptação da história em quadrinhos de Miller foi levada ao cinema, em 2006, pelo diretor Zack Snyder, com o título “300”. A respeito do contexto das Guerras Médicas (500-479 a.C), tema abordado no filme, assinale a alternativa correta.
A - O domínio e a expansão naval fenícia ameaçavam a hegemonia da Grécia sobre o mar Egeu, o que ocasionou a formação de uma aliança defensiva grega.
B - Desenvolvendo uma política imperialista, Atenas entrou em conflito com Esparta que, agrária e oligárquica, permaneceu fechada à expansão territorial.
C - O expansionismo persa, que já havia dominado cidades gregas da Ásia Menor e estabelecido o controle persa sobre rotas comerciais do Oriente, ameaçava a soberania da Grécia, tornando inevitável o conflito grego-pérsico.
D - Esparta, por priorizar a formação física e militar, cultivando no indivíduo o patriotismo incondicional ao Estado, liderou a ofensiva grega contra os assírios, que ameaçavam as instituições democráticas gregas.
E - O forte espírito militarista presente na cultura helenística e difundido em todas as pólis gregas permitiu que, no conflito contra os medos, a Grécia obtivesse a supremacia militar e se sagrasse vencedora.

(UNAMA/PA) - Universidade da Amazônia -
Questão 8:
Analise o texto abaixo que representa a história dos deuses gregos Perséfone (Deusa das estações do ano) e Hades (Dono do mundo subterrâneo ou do inferno).
Mito de Perséfone: Perséfone foi raptada do Olímpo por Hades. Sua mãe, Demétris (deusa da agricultura), entristeceu e acabou por se descuidar de suas tarefas, deixando as terras tornaram-se estéreis. Também Perséfone recusou-se a ingerir qualquer alimento, em sinal de sua não aceitação a Hades. Deméter, junto com Hermes, foram buscá-la do mundo dos mortos. Contudo, Perséfone havia comido uma romã e daí concluiu-se que não tinha rejeitado inteiramente Hades. Assim, estabeleceu-se um acordo: ela passaria metade do ano junto a seus pais, quando seria a eterna adolescente cheia de vida, e o restante do ano com Hades, quando se tornaria a sombria Perséfone. Este mito justifica o ciclo anual das estações do ano e das colheitas para os antigos gregos.
(Tradução livre da www.wikipedia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pers%C3%A9fone acessada em 30/05/2009).
Por seus conhecimentos e pelo texto acima, é correto afirmar que, para os gregos, as diferentes estações do ano significavam épocas em que:
A - às vezes se plantava e colhia com abundância (no verão quando imperava o casamento de Hades e Perséfone no fogo do inferno) e às vezes não se fazia nada (quando Perséfone estava no Olimpo com sua mãe e a terra vivia o inverno).
B - igualmente se plantava e colhia em todas as estações. Isto se justifica, porque Perséfone, ao comer a romã, trouxe fertilidade ao reino de Hades e, no Olimpo, ela já existia devido à presença de Demétris, deusa da agricultura.
C - ora existia vida, calor e fertilidade na terra (quando Perséfone estava junto com sua mãe Demétris), ora havia tristeza, frio e infertilidade na terra (quando a mesma deusa ia para o trono de Hades).
D - havia momentos de tristeza e do uso do trabalho escravo para se plantar na terra (no inverno quando Perséfone melancólica estava ao lado de sua mãe no Olimpo) e outra época das pragas e frio na terra quando Perséfone ia para o reino de Hades e não se podia plantar nada.

(UEPA) - Universidade do Estado do Pará -
Questão 9:
“Atenas era uma cidade extraordinariamente cosmopolita. Um ateniense poderia observar milhares de imigrantes temporários e permanentes de outras cidades gregas ou de terras não gregas trabalhando a sua volta, muitas vezes fazendo exatamente o mesmo trabalho que ele, sem, contudo, compartilhar de nenhum de seus direitos de cidadão. A característica mais marcante da cidadania ateniense é que, quando viajava para além dos limites de sua própria pólis, era imediatamente privado de seus direitos políticos”.
(JONES, Peter V. O mundo de Atenas: uma introdução à cultura clássica ateniense. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 156) (Grifo do Autor)
No que se refere à democracia ateniense, é correto afirmar que:
A - apesar da não inclusão de estrangeiros na cidadania ateniense, as leis da pólis ateniense eram amplas e incluíam direitos e deveres dos metecos.
B - o cosmopolitismo ateniense contribuiu para diversos avanços intelectuais e econômicos da cidade-estado ateniense, mas não interferiu na constituição de um sistema político democrático que realmente incluísse estrangeiros, mulheres e escravos na cidadania. C - a manutenção da escravidão durante a vigência da democracia ateniense foi um fator impeditivo e desestruturante do regime democrático na cidade-estado.
D - a transição da Aristocracia para a Democracia, na Atenas do período clássico, se baseou nas reformas de Drácon e Sólon, que pretendiam restringir o poder dos eupátridas (nobres), em favor da ampliação dos direitos dos cidadãos: homens, mulheres, nativos e estrangeiros.
E - a cosmopolita sociedade ateniense do século V a.C. deu origem à democracia como regime político derivado da convivência multicultural de nativos atenienses e estrangeiros, chamados metecos, oriundos de civilizações mediterrâneas diversas.

(UFPA) - Univesidade Federal do Pará -
Questão 10:
O texto abaixo analisa o mundo do trabalho na Grécia Antiga.
“Ao lidarmos com escravos, não deveríamos permitir que fossem insolentes para conosco, nem deixá-los totalmente sem controle. Aqueles que cuja posição está mais próxima das dos homens livres deveriam ser tratados com respeito; aqueles que são trabalhadores deveriam receber mais comida. Já que o consumo de vinho também torna homens livres insolentes [...], é claro que o vinho jamais deveria ser dado a escravos, ou só muito raramente.”
Aristóteles (Século IV a.C.) In: CARDOSO, Ciro Flamarion. O trabalho compulsório na antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 108.
Sobre esse mundo do trabalho, é correto afirmar que
A - a sociedade grega era extremamente rigorosa no tratamento com os escravos, embora fossem brandos quando se tratava daqueles que trabalhassem em vinícolas.
B - embora a mão de obra escrava fosse predominante na Grécia Antiga, os trabalhadores livres também constituíam a força de trabalho.
C - os gregos consideravam que a comida era uma expressão de respeito ao trabalhador que vendia a sua força de trabalho.
D - os homens livres eram tidos como sustentáculo da economia grega, especialmente na cidade-estado de Esparta.
E - foi à custa do trabalho escravo que a cidade ateniense se tornou o maior exemplo de teocracia do mundo antigo.

(IFTO) - Instituto Federal do Tocantins -
Questão 11:
Levando-se em consideração os conhecimentos acerca da historiografia grega na antiguidade, julgue os itens abaixo colocando V para os itens verdadeiros e F para os falsos e em seguida assinale a alternativa correta:
1 – A estrutura político-administrativa de Esparta diferia da estrutura social de Atenas, haja vista que a primeira estava organizada da seguinte maneira: Diarquia, Gerúsia, Ápela, Éforos, enquanto na segunda observamos a divisão em três classes sociais distintas: Eupátridas, Metecos e Escravos.
2 – A DEMOCRACIA ateniense pode ser classificada como sendo elitista, patriarcal e escravista. Elitista, porque só os eupátridas tinham direitos políticos; patriarcal, porque excluía as mulheres e escravista, porque eram os escravos que sustentavam a glória dos senhores.
3 – Quanto à vida econômica na Grécia, de um modo geral, observa-se para a prática agrícola um solo desfavorável. Com exceção de algumas planícies férteis, o solo é pobre, árido e as chuvas são raras.
4 – A investigação intelectual e o espírito de curiosidade foram grandes características da mente grega. Foi assim que nasceu entre eles a filosofia (do grego filos = amizade; sofia = sabedoria). É na filosofia grega que encontramos, por exemplo, figuras como Sócrates, Platão, Aristóteles, Agostinho e Tomas de Aquino que tanto marcaram o pensamento Ocidental;
5 – Na religião grega, podemos destacar duas características fundamentais: o politeísmo (adoração a um único deus – Zeus) e o antropomorfismo (os deuses retratados como figuras de animais que assumiam forma e comportamento semelhantes aos dos homens).
6 – Traçando um quadro comparativo entre Atenas e Esparta, observaremos as seguintes distinções:
A) enquanto em Atenas o regime político adotado era a democracia em Esparta era a oligarquia e, B) Quanto aos povos fundadores: Atenas foi fundada pelos jônios e Esparta pelos dórios.
A - 1 – V; 2 – V; 3 – V; 4 – F; 5 – F; 6 - V.
B - 1 – F; 2 – V; 3 – V; 4 – F; 5 – F; 6 - F.
C - 1 – V; 2 – F; 3 – V; 4 – F; 5 – V; 6 – V.
D - 1 – V; 2 – V; 3 – F; 4 – V; 5 – F; 6 - V.
E - 1 – F; 2 – V; 3 – F; 4 – V; 5 – F; 6 – F.

(IFG/GO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -
Questão 12:
A Grécia Antiga não conheceu um Estado centralizado. Organizou-se por meio de cidades-estados, denominadas pólis. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
A - A pólis era uma construção social e política autodeterminada; todavia, a disputa pela hegemonia na antiga Grécia a movia.
B - Na pólis, não havia espaço para cultos, deuses e santuários, nem mesmo para consulta aos oráculos anteriormente à tomada de decisões.
C - A pólis expressava uma cultura e uma identidade próprias, marcadamente urbanas, denominadas de ethos.
D - Nas pólis, a norma jurídica (lei), promulgada nos regimes democráticos ou outorgada nos regimes aristocráticos, era reconhecida como ato orientado pela razão e, portanto, humano.
E - A experiencialização social e cultural que o grego antigo viveu nas pólis permitiu a capacidade de explicar os problemas da comunidade no âmbito dela própria, fundamentalmente apartada dos deuses.

(UEPB) - Universidade Estadual da Paraíba -
Questão 13:
“Uma das principais expressões da arte grega, o teatro, tem suas origens ligadas às Dionisíacas, festas em homenagem a Dioniso, deus do vinho.”
(Myriam Mota e Patrícia Braick, História das Cavernas ao Terceiro Milênio, 2002. p. 65.)
Dois gêneros clássicos do teatro grego originaram-se destes festivais, são eles:
A - melodrama e tragédia
B - drama e pantomima
C - tragédia e drama
D - vaudeville e comédia
E - tragédia e comédia

(UEPB) - Universidade Estadual da Paraíba -
Questão 14:
No 5ọ século antes de Cristo, Atenas emergiu como uma proeminente cidade-estado (polis) grega. Marque a única alternativa que condiz com a organização política e econômica ateniense.
A - O modelo de democracia ateniense é uma criação da era moderna. Uma sociedade escravocrata, onde mulheres nada decidem e só os homens com posses é que podem votar e ser votados não pode ser mesmo aceita como democrática.
B - Atenas não conseguiu fazer crescer o comércio terrestre e marítimo, mesmo tendo desenvolvido seu sistema político-democrático, já que, ao contrário das outras cidades-estado gregas, não se situava na costa.
C - A formação de uma economia escravista contribuiu para o florescimento da civilização urbano-democrática ateniense, pois liberou os cidadãos livres do trabalho, dando-lhes tempo para se dedicarem à vida política e social da polis.
D - Ao contrário de todas as outras cidades-estado gregas, em Atenas se aceitava que estrangeiros participassem das assembleias que decidiam o funcionamento da sociedade. Isto a colocava como a polis mais democrática de toda a Grécia clássica.
E - A existência de clãs e tribos alfabetizados, independentes econômica e militarmente, pouco contribuiu para o desenvolvimento da democracia, já que defendiam formas de governos tiranos ou autocratas.

(UNCISAL/AL) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas -
Questão 15:
No território da Antiga Grécia, existiam dezenas de cidades-estados, destacando-se Atenas, Tebas, Mégara, Esparta, Corinto, Mileto e Argos.
Acerca das cidades-estados, é correto afirmar que
A - compunham um mosaico de experiências e eram politicamente autônomas.
B - possuíam uma organização econômica solidária.
C - mantinham política e administração comuns.
D - possuíam princípios religiosos antagônicos.
E - estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.

(URCA/CE) - Universidade Regional do Cariri -
Questão 16:
Canto de guerra espartano composto no século VII a.C.:
“É belo que o homem bravo, combatendo por sua pátria, tombe na primeira fila; mas o que deserta de sua cidade e dos seus campos férteis e vai mendigar, errando com sua querida mãe, seu velho pai e seus filhos, é o mais miserável dos homens...
Nós, corajosamente, combatemos por esta terra, morremos por nossos filhos, não poupamos nossa vida.
Ó jovens, combatei, unidos uns aos outros, não temais senão a vergonha da fuga, estimulai no vosso coração uma valente e sólida coragem, e não vos inquietais com a vida lutando contra o inimigo.”
Sobre a vida na sociedade espartana é correto afirmar:
A - Se dava grande valor às artes e ao conhecimento em geral, apesar do militarismo imperante.
B - As mulheres gozavam de certos direitos, inclusive o da participação militar no exército.
C - A nobreza tinha o privilégio de ser isenta do serviço militar, destinado somente aos homens comuns.
D - Os cidadãos eram livres e seu regime democrático permitia a todos a participação no poder político independentemente da renda ou origem.
E - Se priorizava a formação física e militar e a vida familiar estava subordinada ao convívio coletivo.

(UDESC) - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina -
Questão 17:
Na antigüidade clássica greco-romana, os cidadãos participavam ativamente da vida pública, social, religiosa e militar, sempre exercendo as funções de comando e liderança.
Em relação a esse fato, assinale a alternativa incorreta:
A - A era helenística marcou a transição da civilização grega para a romana.
B - O cristianismo conseguiu se converter em religião oficial do Estado somente no ano mil.
C - As olimpíadas foram criadas pelos gregos, como forma de homenagem à sua divindade suprema, Zeus.
D - Na sociedade espartana, a rigorosa disciplina e a educação militarizada tinham claros objetivos políticos.
E - A exemplo do Coliseu, os anfiteatros romanos foram cenários de festas e espetáculos, vulgarizados na prática do pão e circo.

(UFGD/MS) Universidade Federal da Grande Dourados -
Questão 18: Com relação aos regimes sociais e políticos da Grécia Antiga, é CORRETO afirmar que
A - os gregos protagonizaram a experiência democrática mais plena da história, uma vez que a democracia se estendia para o âmbito econômico, social e religioso.
B - a democracia grega possibilitava às mulheres o direito ao voto, ao exercício de cargos políticos do executivo e a participação efetiva nas assembleias legislativas.
C - na sociedade ateniense, apenas os cidadãos tinham direitos políticos, e somente era considerado cidadão o indivíduo do sexo masculino, maior de idade, nascido em Atenas e filho de pais atenienses.
D - a filosofia grega, sobretudo a de Aristóteles, defendia a plena igualdade entre todos os indivíduos, independentemente de classe social, gênero ou etnia.
E - embora somente Atenas tenha desenvolvido em sua plenitude os ideais democráticos, todas as demais cidades gregas adotaram instituições e princípios básicos idênticos aos dos atenienses.

(UEMS)- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -
Questão 19: A cultura grega contribuiu diretamente na inauguração de várias manifestações artísticas, filosóficas e científicas. Também marcou a origem da Mitologia, que buscava a explicação para as principais questões da existência humana, da natureza e da sociedade. Sobre a história política da Grécia, na Antiguidade Clássica, pode-se dizer que esta se caracterizou:
A - pela alternativa de dinastia hegemônica.
B - por uma federação estável, que era regida de forma ditatorial.
C - por uma organização imperial.
D - pela existência de cidades-estados que atuavam, politicamente, como unidades autônomas.
E - por uma organização teocrática.

(PUC-RS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
Questão 20:
Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a Grécia Antiga no Período Clássico.
I. As Guerras Médicas opuseram o Império Persa em expansão às cidades-estados gregas, pelo controle da Ásia Menor e das rotas comerciais nos mares Egeu e Negro.
II. A vitória das cidades-estados gregas sobre o Império Persa marca o início da hegemonia ateniense na Grécia e o apogeu da democracia.
III. O "Século de Péricles" alternou a democracia, caracterizada pela extensão dos direitos políticos aos comerciantes estrangeiros e o fim da escravidão, com o imperialismo ateniense sobre as outras cidades-estados gregas.
IV. A hegemonia ateniense não encontrou resistência entre as outras cidades-estados gregas, mas sucumbiu diante da falta de apoio militar para enfrentar a invasão da Grécia por Alexandre da Macedônia.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente são corretas:
A - I e II
B - I e III
C - II e III
D - II e IV
E - III e IV

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
Questão 21:
O período helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização grega. Entre suas características, podemos destacar:
A - O desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das atividades políticas das cidades-Estado, faziam do problema ético o centro de suas preocupações visando, principalmente, o aprimoramento interior do ser humano.
B - Um completo afastamento da cultura grega com relação às tradições orientais,decorrente, sobretudo, das rivalidades com os persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros todos os povos que não falavam o seu idioma.
C - A manutenção da autonomia das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
D - A difusão da religião islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das cidades-Estado gregas.
E - O apogeu da cultura helênica representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o estabelecimento da democracia ateniense.

(UFES) - Universidade Federal do Espírito Santo -
Questão 22:
"... tendo-se posto à frente do povo no quarto ano após a queda dos tiranos, sob o arcontado de Iságoras, começou primeiramente por repartir todos os Atenienses em dez tribos, em lugar de quatro, querendo misturá-los, a fim de que mais pessoas participassem na politeia [...]. Depois estabeleceu que a Boulé teria quinhentos membros, em vez de quatrocentos. [...] Dividiu o território da cidade em trinta grupos de demos, dez consagravam os demos urbanos, dez os de Parália, dez os da Masogeia e deu a estes grupos o nome de trítias."
(ARISTÓTELES, Athenaiôn Politeia XXI. In: MOSSE, C. As instituições gregas. Lisboa: Edições 70, 1985, p. 38.)
Ao texto podem ser associadas:
A - as reformas arquitetônicas de reconstrução e embelezamento de Atenas, promovidas por Péricles;
B - as reformas legais de organização e registro, por escrito, das leis, promovidas por Drácon;
C - as reformas públicas, gerando emprego a thetas e georgóis descontentes, promovidas por Psístrato;
D - as reformas sociais entre as quais se destacava o fim da escravidão por dívidas, promovidas por Sólon;
E - as reformas políticas que deram fim à ditadura e inauguraram a democracia, promovida por Clístenes.

(IFPI) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí -
Questão 23:
Das afirmativas seguintes, indique aquelas que você considera corretas.
I. Situada na península da Ática, mais interiorana do que a maioria das cidades gregas, Esparta foi colonizada pelos dórios, de forte tradição guerreira, e seu modelo de educação e disciplina militar exerceram, em última instância, influência em todo o mundo grego.
II. A tradição mítico-religiosa jamais desapareceu na Grécia, mas coexistiu com um crescente racionalismo, com a ideia da investigação sistemática, de que o mundo é regido por leis da natureza, não por deuses cheios de caprichos, um modelo que duvida de tudo, investigador e experimental.
III. Ao franquear a Assembleia a todos os cidadãos homens e ao tirar os cargos do domínio exclusivo dos grandes proprietários de terra, Licurgo, o legislador mítico, enfraqueceu os direitos tradicionais da aristocracia hereditária e deu início às transformações políticas de Atenas, de uma oligarquia aristocrática em uma democracia.
IV. A tirania era comum nas cidades-estados gregas. Os tiranos geralmente apareciam como defensores dos pobres em sua luta contra os aristocratas. Indício de que o governo devia levar em consideração as necessidades de toda a comunidade.
A - II e III
B - I e II
C - II e IV
D - III e IV
E - I e III

(UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco -
Questão 24:
Assinale (V) se for Verdadeiro e (F) se for Falso.
Na Grécia, durante a chamada Antiguidade Clássica, houve a formação de culturas diferentes que defendiam sociedades com práticas políticas, muitas vezes, em confronto. A cidade de Esparta, uma das mais importantes, tinha:
A - uma legislação social flexível, preocupada com a ética e a justiça social.
B - uma estrutura social hierarquizada onde dominavam práticas militaristas.
C - uma sociedade sem escravos, apesar da presença de rigidez social.
D - uma aliança política com Atenas, em defesa da monarquia eletiva.
E - um conselho de anciãos, defensores da democracia entre os periecos.

(UEM/PR) - Universidade Estadual de Maringá -
Questão 25:
Sobre a civilização grega antiga, assinale o que for correto.
1 - O Período Arcaico é considerado o momento mais democrático da História Grega, principalmente pela participação dos eupátridas, que representavam o povo nos conselhos que escolhiam o rei.
2 - Uma das características da sociedade ateniense era a forma que dispensava à vida militar. Nela, os jovens eram preparados militarmente desde os sete anos para se dedicarem aos ofícios do Estado. Após completarem trinta anos, podiam casar e participar da Assembleia e, ao completarem sessenta anos, retiravam-se das atividades militares e podiam tomar parte do Conselho dos Anciãos (gerontocracia).
4 - Em Atenas, uma das práticas políticas adotadas pelos governos tirânicos para se manterem no poder eram as concessões de benefícios às camadas populares.
8 - O Helenismo, um intenso processo de difusão da cultura grega no Oriente, caracteriza-se por uma oposição ao universalismo cultural e uma restrição ao sincretismo religioso.
16 - A democracia espartana caracterizava-se pela forma representativa nas decisões políticas. Exceto escravos, mulheres e estrangeiros, todos os seguimentos sociais tinham seus representantes nas assembleias.

(UFV/MG) - Universidade Federal de Viçosa -
Questão 26:
Sobre a Polis grega, é INCORRETO afirmar que:
A - possuía instituições e governo próprios, que expressavam a vontade dos cidadãos.
B - em sua origem, uma das funções da Polis era conservar a aliança dos cidadãos com as divindades.
C - em Atenas, as reformas de Sólon permitiram o enfraquecimento da aristocracia e o surgimento da democracia.
D - apesar da tradição guerreira, Esparta tratava os cidadãos das cidades conquistadas como cidadãos espartanos.

(UFJF/MG) - Universidade Federal de Juiz de Fora -
Questão 27:
A aspiração máxima do escravo, obtido por guerra, era alcançar a alforria. Vários textos aconselhavam a promessa de liberdade como estímulo. A decisão de libertar o escravo partia do senhor na imensa maioria dos casos e, com frequência, o candidato à alforria pagava seu preço ao dono.
(CARDOSO, C. O trabalho compulsório na antiguidade. Adaptado. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p. 57)
Em Atenas, no século V a.C., normalmente quando o escravo de um particular era libertado, ele passava a ser considerado:
A - cidadão com plenos direitos.
B - indivíduo que obrigatoriamente participava do exército da cidade.
C - meteco, estrangeiro livre residente na cidade.
D - escravo do Estado, sujeito a trabalhos forçados.
E - indivíduo que ameaçava a cidade, sendo, portanto, expulso.

(PUC-RS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
Questão 28:
No Período Homérico, da História Antiga da Grécia (séc. XII a.C. – VIII a.C.), já existiam formas precoces de cidades, comunidades agrárias, coletivistas, como apontam as pesquisas arqueológicas. Mas foi no Período Arcaico (séc. VIII a.C. – VI a.C.) que as cidades-estado gregas, definidas como pólis ou urbes, desenvolveram-se. Essas cidades-estado tinham como características políticas ___________entre si e governos _________________, que representavam _________________.
A - dependência – centralizados – os cidadãos livres e os monarcas hereditários
B - dependência – centralizados – os deuses e as figuras mitológicas
C - independência – centralizados – os cidadãos livres
D - independência – centralizados – os monarcas hereditários e a corte
E - dependência – descentralizados – os nobres, os sacerdotes e os estrangeiros

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
Questão 29:
Felipe II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o Império em direção à Ásia, chegando até a Índia.
Na perspectiva histórica, a obra de Alexandre e de seus sucessores imediatos foi importante porque
A - substituiu a visão mística do mundo, presente nos povos orientais, pelo conhecimento intelectual proveniente da razão e do raciocínio lógico.
B - favoreceu a difusão do modelo político das cidades-estados da Grécia pelas regiões conquistadas no Oriente, estimulando um governo fundamentado na liberdade e na democracia.
C - suplantou o poder despótico predominante nos grandes impérios orientais, os quais atribuíam aos governantes uma origem divina.
D - possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas expandiam-se para o Ocidente.

(FFFCMPA/RS) Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre -
Questão 30:
No período clássico grego (Séc. V–IV a.C) Atenas com sua ordem democrática, seu desenvolvimento econômico e sua expansão pelo mar Egeu, destacou-se como a mais importante entre as cidades-estados da Grécia antiga. O fortalecimento grego-ateniense apoiado numa forte política expansionista deflagrou inúmeros conflitos com o Império Persa, outra potência que disputava com os Gregos o controle da Jônia (região costeira da Ásia Menor). Posteriormente, deflagraram-se as guerras entre as polis gregas contra a hegemonia ateniense, fortalecida ainda mais após as guerras com os Persas. Dessas lutas entre cidades-estados, a derrota de Atenas significou o declínio da sociedade grega clássica.
A quais acontecimentos, respectivamente, se refere o texto acima?
Assinale a alternativa correta.
A - Guerras Médicas e Batalha de Pelusa.
B - Guerra do Peloponeso e Batalha de Pelusa.
C - Guerras Púnicas e Guerra do Peloponeso.
D - Guerras Médicas e Guerra do Púnicas.
E - Guerras Médicas e Guerra do Peloponeso.
(UFPA) - Univesidade Federal do Pará -
Questão 31: Sólon, legislador ateniense, iniciou uma reforma que mediou as lutas sociais, entre os ricos e os pobres, que eclodiram na Ática, na virada do século VI. Entre as medidas desse reforma, está a abolição da servidão por dívidas no campo, o que significou o fim do
A - privilégio da nobreza, que monopolizava os cargos políticos e controlava a produção do campo e a sua força de trabalho, no caso, os escravos.
B - mecanismo pelo qual os pequenos camponeses caiam nas mãos dos grandes proprietários fundiários e se tornavam seus cultivadores dependentes.
C - conflito entre cidadãos e plebeus, que culminou com o aumento da produção de cereais, tornando o campo uma potência nas relações comerciais atenienses.
D - regime servil, fato que transformou a Ática no maior exemplo de democracia, na qual todos os habitantes da região eram considerados cidadãos.
E - crescimento das propriedades dos nobres e o alargamento das conquistas sociais, o que resultou numa reforma agrária ampla, geral e irrestrita.

(UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso -
Questão 32: O sistema de pólis caracterizou o mundo grego em seu período clássico (V – IV a.C.). Sobre a pólis, analise as afirmativas.
I - Seu regime político era apenas a democracia.
II - Suas instituições políticas eram a Assembléia, o Conselho e as Magistraturas.
III - Sua cidadania abrangia os homens e as mulheres, excluídos os estrangeiros e os escravos.
IV - Sua consolidação ocorreu paralelamente à expansão do uso da mão-de-obra escrava.
Estão corretas as afirmativas
A - II e IV, apenas.
B - I e III, apenas.
C - I, II e III, apenas.
D - II, III e IV, apenas.
E - I, II, III e IV.

(UFES) - Universidade Federal do Espírito Santo -
Questão 33: SAÚDE E ESPORTE
A primeira maratona dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada no ano de 1896. A maratona moderna originou-se da lenda segundo a qual um herói grego sacrificou a sua vida para percorrer os 40 km entre as cidades de Maratona e Atenas, na Grécia. O corredor era Pheidíppides, que correu essa distância para levar a notícia da vitória grega sobre os persas, na Batalha de Maratona, no ano de 490 antes de Cristo. Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, o percurso da maratona sofreu uma alteração. Para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Castelo de Windsor, o comitê organizador aferiu a distância total em 42.195 metros, que continua até hoje. Atualmente o recorde mundial pertence ao marroquino, naturalizado americano, Khalid Khannouchi, de 30 anos, que, no dia 14 de abril de 2002, em Londres, estabeleceu o tempo de 2h5min38s, média de 2min57s por quilômetro (1h2min42s nos 21 km iniciais). O primeiro resultado oficial de uma mulher a correr uma maratona pertence à inglesa Violet Piercy, com o tempo de 3h40min22s, no ano de 1926.
(Disponível em:
A Batalha de Maratona foi um episódio importante no contexto das guerras greco-pérsicas. Em consequência dessas guerras,
A - Atenas conquistou a liderança e a hegemonia no mundo grego.
B - a expansão persa foi contida e se iniciou a expansão da Macedônia.
C - o poder de Esparta saiu fortalecido e o de Micenas entrou em crise e decadência.
D - a expansão persa foi contida na direção do Norte e foi direcionada para o Oriente.
E - Esparta e a liga de Delos, por ela liderada, passaram a ter hegemonia no mundo grego.
(UFAM) - Universidade Federal do Amazonas -
Questão 34: Muito do que se conhece sobre os primórdios da civilização grega deve-se à obra literária atribuída a Homero. Um dos eventos mais marcantes desse período foi a Guerra de Troia cuja motivação primária:
A - Foi a disputa pelas rotas comerciais entre a península do Peloponeso e os povos micênicos, opondo as esquadras de Ulisses e Agamenon.
B - Deveu-se a invasão troiana nas colônias gregas da Ásia Menor por Ulisses, provocando a reação de Aquiles, rei da Tessália.
C - Foi o rapto feito por Páris, filho de Príamo, rei de Troia, da jovem Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, motivando a reação deste último.
D - Derivou das disputas pela hegemonia da Grécia entre as principais cidades-estados, lideradas por Ulisses, Aquiles e Paris.
E - Foi a constituição de uma aliança militar entre Esparta e Troia, visando restringir a expansão Ateniense na região.
(UEG) - Universidade Estadual de Goiás -
Questão 35:
O filme 300, que fez grande sucesso nos cinemas de todo o mundo em 2007, tematiza uma das batalhas mais importantes das Guerras Médicas. Tal evento pode ser caracterizado como um conflito que:
A - foi causado pelo processo de expansão territorial do império persa, que ambicionava expandir seus domínios sobre os gregos.
B - enfraqueceu as cidades-Estado gregas e persas, facilitando o domínio macedônico sobre a região.
C - culminou no domínio dos gregos sobre os persas e no florescimento cultural de Esparta.
D - marcou o processo de unificação entre medas e persas, garantindo a sua supremacia econômica na região da Mesopotâmia.

(MACKENZIE/SP) - Universidade Presbiteriana Mackenzie -
Questão 36:
Verdadeiros fundadores da filosofia, os pensadores “pré-socráticos” inauguraram, a partir do século VI a.C., uma nova atitude mental ante a realidade material, substituindo progressivamente as elaborações de cunho mitológico por especulações de caráter científico-filosófico. A propósito desse importante momento da história da filosofia, são feitas as seguintes afirmações:
I) Segundo a tradição, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a tratar a questão da origem e transformação de todas as coisas. Para ele, “a água era o princípio de tudo”.
II) Atribui-se a Pitágoras de Samos (e a seus seguidores) a ideia de que “ todas as coisas são como os números”, ou seja, de que todo o mundo – inclusive a alma – se forma segundo uma estrutura harmônica.
III) Os atomistas (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera) afirmavam ser toda a matéria formada por átomos, ou seja, pó “partículas minúsculas, eternas e indivisíveis”, que, em movimento, se chocavam entre si, provocando assim o nascimento, a mudança e aniquilamento de todas as coisas.
Assinale:
A - se apenas I é correta.
B - se apenas II é correta.
C - se apenas III é correta.
D - se apenas I e II são corretas.
E - se I, II e III são corretas.

(UNESP/SP) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -
Questão 37:
É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza, [...] [os muitos ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados [...] Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica.
(Aristóteles, A Política)
Segundo Aristóteles (384–322 a.C.), que viveu em Atenas e em outras cidades gregas, o bom exercício do poder político pressupõe:
A - o confronto social entre ricos e pobres.
B - a coragem e a bondade dos cidadãos.
C - uma eficiente organização militar do Estado.
D - a atenuação das desigualdades entre cidadãos.
E - um pequeno número de habitantes na cidade.

(UTFPR/PR) Universidade Tecnológica Federal do Paraná -
Questão 38:
“Desde o século VII a.C. Atenas conheceu grande desenvolvimento econômico, ampliando suas relações comerciais a partir do Porto do Pireu, e a escravidão na produção agrícola. Como conseqüência, a luta de classes tornou-se mais acirrada, forçando mudanças políticas, que determinaram a perda do monopólio, que beneficiou as camadas populares, mas em especial os mercadores, pequenos proprietários e artesãos.”
O texto refere-se ao apogeu de Atenas e sobre este período é correto afirmar que:
A - o conceito de democracia para os antigos atenienses se restringia a menos de 10% dos habitantes da polis.
B - o advento da democracia possibilitou a integração de toda Hélade em torno de um único soberano.
C - a economia de mercado fez com que os atenienses montassem um gigantesco império comercial, sem encontrar descontentamentos das outras cidades.
D - na sua evolução, a democracia ateniense acabou estendendo a participação política às mulheres e aos estrangeiros.
E - o escravismo foi abolido definitivamente com a dominação macedônica.

(UFPA) - Univesidade Federal do Pará -
Questão 39:
O nome perieco, em grego [perioikos], significava morador “em torno da casa” e servia para designar uma classe com várias obrigações de Estado, entre elas a do serviço militar. Com base nestas obrigações estatais dos periecos em Esparta antiga, é correto afirmar que estes homens socialmente eram reconhecidos como:
A - cidadãos espartanos que cumpriam o dever cívico desde o nascimento, servindo como guerreiros e sustentando a ordem dentro e fora da militarizada cidade-Estado de Esparta.
B - homens livres, mas com direitos limitados, estando politicamente submetidos aos esparciatas, os cidadãos espartanos, os quais definiam o lugar dos periecos na guerra.
C - trabalhadores servos, presos à terra e sem direitos políticos, estando sob a autoridade direta dos hilotas, os cidadãos espartanos, que os levavam para a guerra como escravos.
D - escravos de uma categoria superior a dos hilotas. Os periecos recebiam alforria com mais facilidade e não podiam ser maltratados por seus senhores, pois serviam na guerra.
E - pequenos proprietários rurais que ganharam cidadania espartana depois da guerra do Peloponeso, quando Esparta teve que convocar mais homens além dos seus cidadãos.

(UEPG/PR) - Universidade Estadual de Ponta Grossa -
Questão 40: "Ao mesmo tempo conseqüência da crise agrária, para a qual constituía uma saída e fator de um progresso econômico diversificado, a colonização grega foi um dos acontecimentos essenciais dos séculos arcaicos, embora com ímpeto menor e algumas modificações se estendessem igualmente aos séculos clássicos (V e IV a.C.).
(CARDOSOS, C.F. A cidade-estado antiga. São Paulo: Ática, 1990, p.25)
Sobre o tema, assinale o que for correto.
1 - A colônia grega típica, ou apoikia, era uma cidade-Estado independente, fundada por uma metrópole que enviava um guia ou fundador (oikistés) e financiava a expedição; esta, no entanto, podia contar com contingentes de várias póleis.
2 - A relação dos gregos com os povos nativos era normalmente pacífica, com tendências ao igualitarismo.
4 - O processo colonizatório grego possibilitou um prodigioso movimento de multiplicação das póleis gregas cujo número ultrapassaria 1500.
8 - A criação de colônias no Mediterrâneo Ocidental, no norte da África, no Mar Negro e outros locais prendia-se, exclusivamente, a motivos agrários.
16 - A intervenção das autoridades metropolitanas era clara: não se tratava de migrações espontâneas organizadas em caráter privado; a penalidade para quem se negasse a partir era a morte, acompanhada de confisco de bens.

(UFTM/MG) Universidade Federal do Triângulo Mineiro -
Questão 41:
Temos um regime que nada tem a invejar das leis estrangeiras. Somos, antes, exemplos que imitadores. Nominalmente, como as coisas não dependem de uma minoria, mas, ao contrário, da maioria, o regime se denomina democracia. No entanto, se, em matéria de divergências particulares, a igualdade de todos diante da lei é assegurada, cada um, em virtude das honras devidas à posição ocupada, é julgado naquilo que pode ocasionar sua distinção: no que se refere à vida pública, as origens sociais contam menos que o mérito, sem que a pobreza dificulte a alguém servir à cidade por causa da humildade de sua posição (...)
Uma pessoa pode, ao mesmo tempo, ocupar-se de seus assuntos e dos do Estado e a multiplicidade das ocupações não impede o julgamento dos assuntos públicos. Somos os únicos a taxar, efetivamente, aqueles que não fazem parte dos ativos, mas dos inúteis.
Tucídides, História da Guerra do Peloponeso.
Tratando da democracia ateniense, o autor destaca, nesse texto:
A - a influência que outros modelos políticos exerceram sobre Atenas;
B - a importância do princípio da isonomia entre os cidadãos;
C - seu desprezo por aqueles que se dedicavam à vida pública;
D - o critério censitário que determinava a participação política;
E - a exigência de dedicação exclusiva aos assuntos públicos.
(UNIFESP/SP) - Universidade Federal de São Paulo -
Questão 42:
Ao povo dei tantos privilégios quantos lhe bastam à sua honra; nada tirei nem acrescente; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei que nada tivessem de infamantes... Entre uma e outra facção, a nenhuma permitiu vencer injustamente. (Sólon, século VI a.C.)
No governo de Atenas, o autor procurou
A - Restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
B - Impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
C - Permitir a participação dos cidadãos pobres na política para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
D - Abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
E - Disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.

(UPE) - Universidade de Pernambuco -
Questão 43:
Através da cultura, a sociedade humana constrói seu conhecimento sobre a natureza e procura decifrar os mistérios do universo. A produção cultural foi um dos Destaques da Grécia na Antiguidade. Na época, o teatro grego:
A - conseguiu sintetizar as preocupações religiosas da sociedade, criticando as concepções mitológicas dominantes.
B - teve suas encenações ao ar livre bastante admiradas, com atores do sexo masculino, usando máscaras nas representações.
C - divertiu o povo com suas comédias cheias de ironia filosófica, evitando a representação de temas sobre as angústias humanas.
D - representou a vida confusa dos deuses gregos, contribuindo para esvaziar o poder dos mitos e da aristocracia.
E - foi à expressão das preocupações filosóficas do seu povo, divulgando uma ética democrática sem ligações com a religião.

(UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco -
Questão 44:
A sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento filosófico que expressava sua preocupação com a verdade e a ética. Além de Aristóteles, Platão e Sócrates, muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os sofistas, que:
A - formularam princípios éticos, revolucionários para a época e de grande significado para o pensamento de Platão.
B - defenderam a liberdade de expressão, embora estivessem ligados à aristocracia ateniense, contrária à ampliação da cidadania.
C - construíram reflexões sobre o comportamento humano que serviram de base para Aristóteles pensar a sua metafísica.
D - criticaram a existência de verdades absolutas, afirmando ser o homem a medida de todas as coisas.
E - ajudaram a consolidar o pensamento conservador grego, reafirmando a importância da mitologia.

(UEG) - Universidade Estadual de Goiás -
Questão 45:
Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas / Vivem pros seus maridos, orgulho e raça da Atenas / Quando amadas, se perfumam / Se banham com leite, se arrumam / Suas melenas / Quando fustigadas não choram / Se ajoelham, pedem, imploram / Mais duras penas / Cadenas
Buarque, Chico. "Mulheres de Atenas". Disponível em: www.mundocultural.com.br. Acesso em: 11 set. 2006.
O papel desempenhado pela mulher na História foi, por muito tempo, negligenciado pelos historiadores. Apenas a partir da segunda metade do século XX, os historiadores, despertados pelas contestações feministas, passaram a interessar mais pela atuação da mulher. Sobre a mulher na antiguidade, analise a validade das proposições a seguir.
I. A mulher no Egito Antigo teve um status privilegiado em comparação com outras civilizações antigas, pois possuía direitos sociais e jurídicos que lhe garantiam uma significativa liberdade.
II. As mulheres hebraicas possuíam direitos políticos e sociais equivalentes aos dos homens, derivados dos preceitos religiosos do Pentateuco, os quais defendiam que os homens e as mulheres são iguais, pois ambos são filhos de Deus.
III. A mulher ateniense casada vivia grande parte do seu tempo confinada ao lar, estando submissa a um regime de quase reclusão, privada de uma participação efetiva nas decisões políticas.
IV. A sociedade guerreira espartana privada as mulheres de qualquer participação no exército e na política, restringindo suas funções à educação dos seus filhos e de suas filhas.
A - As proposições I e III são verdadeiras.
B - As proposições I e IV são verdadeiras.
C - As proposições II e III são verdadeiras.
D - As proposições III e IV são verdadeiras.
(UNIFESP/SP) - Universidade Federal de São Paulo -
Questão 46:
Ao povo dei tantos privilégios quantos lhe bastam à sua honra; nada tirei nem acrescente; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei que nada tivessem de infamantes... Entre uma e outra facção, a nenhuma permitiu vencer injustamente. (Sólon, século VI a.C.)
No governo de Atenas, o autor procurou
A - Restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
B - Impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
C - Permitir a participação dos cidadãos pobres na política para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
D - Abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
E - Disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.

(UNICAMP/SP) - Universidade Estadual de Campinas -
Questão 47:
As figuras escavadas em pedra nos mármores de Elgin, que circundavam o Parthenon, encorajavam as esperanças dos atenienses. Assim batizadas em honra do nobre inglês que as levou para Roma no século XIX, elas podem ser apreciadas hoje no Museu Britânico. Nos mármores estão esculpidas cenas em honra da fundação de Atenas e aos seus deuses. Celebrava-se o triunfo da civilização sobre o barbarismo. (Adaptado de Richard Sennett, A pedra e a carne. O Corpo e a Cidade na civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Record. 2003. p. 37.)
a) O que significa "bárbaro" na Atenas Clássica?
b) Segundo o texto o que o Parthenon e seus mármores significavam?
c) Explique por que a apropriação desses mármores pelos ingleses se dá no século
XIX.

(UDESC) - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina -
Questão 48:
Na antigüidade clássica greco-romana, os cidadãos participavam ativamente da vida pública, social, religiosa e militar, sempre exercendo as funções de comando e liderança.
Em relação a esse fato, assinale a alternativa incorreta:
A - A era helenística marcou a transição da civilização grega para a romana.
B - O cristianismo conseguiu se converter em religião oficial do Estado somente no ano mil.
C - As olimpíadas foram criadas pelos gregos, como forma de homenagem à sua divindade suprema, Zeus.
D - Na sociedade espartana, a rigorosa disciplina e a educação militarizada tinham claros objetivos políticos.
E - A exemplo do Coliseu, os anfiteatros romanos foram cenários de festas e espetáculos, vulgarizados na prática do pão e circo.
(UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso -
Questão 49:
Atenas viveu, após as reformas implementadas por Clístenes em 508 a.C., sob um regime democrático. As reformas na distribuição dos cidadãos por tribos, ampliadas de 4 para 10 e a repartição de cada tribo em três demos, um na cidade, um no litoral e outro na área rural, foram as bases para as reformas posteriores. Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta:
A - O ostracismo, aplicado pela primeira vez no período 488 – 487 a.C., estabelecia a expulsão do cidadão denunciado como politicamente perigoso e a cassação de seus direitos políticos por um prazo de dez anos.
B - Entre as reformas implementadas por Péricles, a criação da mistoforia – remuneração ao exercício de cargos e à participação nas assembléias – permitiu que os cidadãos mais pobres pudessem participar da política sem colocar em risco a sua subsistência material.
C - Todos os habitantes de Atenas, maiores de dezoito anos, de qualquer gênero, de qualquer procedência, ou de qualquer classe de riqueza podiam votar na assembléia popular – Eclésia.
D - Na Atenas do século IV a.C., a Eclésia era o centro de vida política, englobando entre suas funções as dimensões legislativa, executiva, judiciária e eleitoral.
E - Ao longo do século IV a.C., a democracia ateniense enfrentou dificuldades para manter suas instituições, dentre elas as advindas do volume de recursos para sustentar as remunerações dos cidadãos, como a mistoforia.

(UFG/GO) - Universidade Federal de Goiás -
Questão 50:
Leia os trechos do poema de Murilo Mendes:
Eu quis acender o espírito da vida, / Quis refundir meu próprio molde, / Quis conhecer a verdade dos seres, dos elementos; / Me rebelei contra Deus. / [...] / Então o ditador do mundo / Mandou me prender no Pão de Açúcar: / Vem, esquadrilhas de aviões / Bicar o meu pobre fígado. / Vomito bílis em quantidade, / [...] / Mas não posso pedir perdão.
Citado por RODRIGUES, Antonio Medina. As utopias gregas. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 51-52.
A poesia de Murilo Mendes reatualiza o mito grego, apresentando uma percepção do mundo contemporâneo. Identifique e caracterize a narrativa mítica grega a qual o poema se refere.

GABARITO:
questão 1: C, E
questão 2: A
questão 3: B
questão 4: A
questão 5: E
questão 6: 12
questão 7: C
questão 8: C
questão 9: B
questão 10: B
questão 11: A
questão 12: B
questão 13: E
questão 14: C
questão 15: A
questão 16: E
questão 17: B
questão 18: C
questão 19: D
questão 20: A
questão 21: A
questão 22: E
questão 23: C
questão 24: B
questão 25: 4
questão 26: D
questão 27: C
questão 28: C
questão 29: D
questão 30: E
questão 31: B
questão 32: A
questão 33: A
questão 34: C
questão 35: A
questão 36: E
questão 37: D
questão 38: A
questão 39: B
questão 40: 21
questão 41: B
questão 42: B
questão 43: B
questão 44: D
questão 45: A
questão 46: B
questão 47:
questão 48: B
questão 49: C
questão 50: